Em mais um esforço de fazer frente ao Google+, o Facebook anunciou uma nova funcionalidade para simplificar a criação de grupos de amigos pelos usuários.

Chamado, em inglês, de Subscribe, o botão vai permitir receber atualizações de usuários sem fazer parte da lista de amigos deles. O botão cria uma relação unidirecional, como já acontece no Twitter e no Google+.

A novidade foi apresentada numa mensagem publicada por Blake Ross no blogue oficial do Facebook e deverá chegar à rede social durante os próximos dias.

De acordo com Blake Ross, o responsável pelo recurso que o anunciou num blog oficial, com a introdução desta funcionalidade “deve ser mais fácil ver mais das pessoas com quem nos preocupamos e mais simples partilhar (conteúdos) exatamente com as pessoas certas utilizando”.

O sistema é bastante semelhante ao utilizado pela rede social Google+.

Lançada recentemente pelo Google, a ferramenta permite aos usuários dividirem os membros da sua rede de amigos em círculos, onde é possível escolher quem acessa aos conteúdos partilhados.

Em seu post, Ross insiste que a funcionalidade não é uma novidade no Facebook, e que o Friends Lists irá apenas simplificar o processo.