Segundo estudo, metade dos usuários de internet no Brasil gera conteúdo online

Apesar da velocidade da banda larga abaixo da média mundial, o Brasil é um dos países em que os internautas mais geram conteúdo.

Conforme estudo de um instituto de pesquisas britânico, metade dos 41,6 milhões internautas brasileiros, segundo números do Ibope para agosto, já criaram o próprio blog ou postaram comentários em fóruns virtuais.

Para os pesquisadores, o comportamento é similar ao observado em outros países emergentes.

“O mundo virtual está transformando o modo como as pessoas vivem, criam e interagem; nos países emergentes, os internautas têm deixado para trás os usuários de países desenvolvidos em termos de atitude e engajamento online”, escreve Matthew Froggatt, coordenador da pesquisa.

Velocidade abaixo da média
No primeiro trimestre de 2010, o brasileiro acessou a rede mundial com uma velocidade média de 1,3 megabit por segundo (Mbps), comparada a 1,7 Mbps na média mundial, aponta o relatório da Akamai, que analisa a qualidade da conexão de internet em nível mundial.

A Coreia do Sul, que liderou a lista da Akamai, tinha um acesso médio de 12 Mbps, enquanto Hong Kong, que ficou em segundo lugar, de 9 Mbps.

No Brasil, somente 14% das conexões têm mais do que 2 Mbps. A média mundial é de 52%.

Apesar do desempenho baixo, a internet continua crescendo no mercado brasileiro – 6,7%, segundo o relatório. Para o instituto britânico, isso colabora para a atividade maior dos internautas no país.

“Em países emergentes, em que o acesso à rede global tem crescido rapidamente, devido ao investimento em infraestrutura, os usuários estão usando esses canais de forma mais ativa”, completa Froggatt.

Impulso com os smartphones
O instituto também concluiu que os dispositivos móveis são os grandes responsáveis pelo crescimento das redes sociais. Os usuários que usam esses aparelhos para se conectar passam, em média, 3,1 horas por semana em sites como Facebook e Twitter, e só 2,2 horas no e-mail.

Leia a matéria da Computerworld no link relacionado abaixo.