O TalkAndWrite, aplicativo desenvolvido pela empresa homônima de Florianópolis, está ajudando japoneses a aprenderem outros idiomas, principalmente o inglês. A ferramenta é utilizada pela escola virtual Bridge English, de Yokosuka, Japão, para ministrar cursos via Skype para os alunos.

“Recomendo o TalkAndWrite aos meus professores e alunos porque ele faz ser possível dar aulas interativas em tempo real”, explica Hwang Young, dono da Bridge English.

O aplicativo catarinense possibilita escrever, desenhar, grifar ou sublinhar sobre um documento ao mesmo tempo em que se conversa pelo Skype. A comunicação pode ser compartilhada com até dez pessoas.

“Quando se ensina uma nova palavra em outra língua, por exemplo, é possível perceber se o aluno falou corretamente, se escreveu como deveria e se utilizou a grafia correta da palavra”, destaca Young.

No Brasil, o aplicativo recebeu o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) e é utilizado em projetos como o Teletandem, da Universidade Estadual Paulista (Unesp). A iniciativa permite o aprendizado de idiomas in-tandem, ou seja, envolvendo pares de falantes nativos de diferentes línguas. Assim, de forma colaborativa, um aluno do Brasil pode, por exemplo, ensinar português para um alemão e vice-versa.

A ferramenta também é utilizada em outras partes do mundo, como Taiwan, Índia, Estados Unidos e Inglaterra.