Rafael Specht, um especialista em sistemas de telecomunicações de Pelotas, desenvolveu o aplicativo Bus1.me, que consiste em uma ferramenta colaborativa com a proposta de mapear o transporte público brasileiro em tempo real.

 
Segundo explica Specht, a iniciativa surgiu em 2007  e tem por objetivo inicial fornecer a rota de alguns meios de transportes, informando ainda quais oferecem recursos de acessibilidade.
 
“A aplicação nasceu para ajudar o transporte público e seus usuários. No entanto, existem muitas possibilidades para serem exploradas. A ideia é que a plataforma trabalhe com a logística do transporte de maneira flexível”, comenta Specht.
 
Para tanto, a proposta é que os usuários do Bus1.me ao acessar o aplicativo pelo celular, contribuam enviando a coordenada geográfica do transporte em que estão para o servidor. Assim, quem estiver online no site, no qual a aplicação está hospedada, verá no mapa onde está, por exemplo, o ônibus ou metrô.
 
“Acredito que possa funcionar com empresas de táxi, para encontrar o veículo mais próximo do cliente, assim como em empresas de transporte, para saber onde está um automóvel e tomar decisões logísticas e, ainda, pode ser útil na localização de pessoas em espaços de muita aglomeração”, sugere o especialista.
 
Para desenvolver o aplicativo, que roda apenas em Android e utiliza linguagem Java Like, foram investidos cerca de R$ 1,3 mil
 
No momento, a ferramenta ainda está em fase de testes e em busca de financiamentos. Cerca de cinco beta testers estão utilizando o Bus1.me em celulares Samsung,nos modelos Xperia mini, GT-i5500b e, também, no tablet Samsung 10.1.
 
“Inicialmente, a minha ideia não é ganhar dinheiro com isso. Talvez eu conceda o projeto às empresas de ônibus futuramente”, comenta o desenvolvedor.
 
De acordo com Spech, a aplicação é segura, já que não armazena dados dos usuários. O único impasse ainda é a descarga de bateria e a necessidade do celular ter GPS.
 
A intenção é que ainda este mês a aplicação esteja disponível para o acesso público gratuitamente.