A Google divulgou na quinta-feira,15, os resultados de uma pesquisa que mostra como as pequenas e médias empresas da América Latina utilizam a internet.

Com base em 3.600 empresas, a pesquisa aponta que websites são realidade para 86% do total.

As empresas estão divididas em serviços gerais (41%), manufatura (27%), varejo (23%), serviços financeiros (4%), agricultura (2%) e e-commerce (2%).

O levantamento aponta ainda que mais de 60% das empresas já faz algum tipo de publicidade online respectivamente marketing de buscas (38%), banners e displays (16%) e plataformas multimídia (8%).

Das empresas que contam com websites menos de 30% permitem pagamentos online e 20% planejam agregar ferramentas como Twitter. Além disso, entre as empresas pesquisadas, 75% não conhecem o conceito de cloud computing.

"A propaganda online e o e-commerce estão despertando na América Latina", disse Alexandre Hohagen, presidente do Google para América Latina, durante coletiva em
Buenos Aires.

Os resultados, segundo o executivo, continuam apontando para um aumento sustentado em publicidade online e comércio eletrônico na América Latina, especialmente entre este segmento.