O cofundador do Napster, Shawn Fanning, e o ex-executivo do Facebook, Dave Morin, criaram o Path, um projeto chamado de "rede pessoal".

A rede foi anunciada no último domingo, 14, com uma proposta diferente de outras como Orkut, Facebook e Twitter. O modelo limitará o usuário a compartilhar informações com apenas 50 amigos.

"A rede é otimizada para funcionar com o iPhone e também pode ser acessada e gerenciada pela web. Como seus contatos são limitados, você pode sempre confiar e postar a qualquer momento, não importa o quão pessoal for o conteúdo. Path é um lugar onde você pode ser você mesmo", diz o anúncio no blog oficial do serviço.

A proposta atende ao conceito inicial pensado pelos próprios criadores de ferramentas deste tipo. Em 2007, Orkut Buyukkokten, criador do site que leva seu nome, comemorava o estrondoso sucesso da rede no Brasil, mas destacou a mudança do propósito inicial.

Segundo ele, ao desenvolver a ferramenta, certamente queria ampliar a rede de contatos, mas sem se perder o controle sobre essa lista, como acabou acontecendo.