Gisele e Eduardo, criadores do Mentaway

Com 320 usuários desde a sua estreia em fase beta, no início do mês, o site Mentaway promete facilitar a criação de um diário de bordo de viajantes ligados em tecnologia.

Idealizado pelos gaúchos Gisele Muller e Eduardo Sasso, em parceria com Fabio Sasso e Fabiano Meneghetti, que ajudaram no design, o projeto agrega os check-ins de usuários de sites de relacionamento.

“Nosso público alvo é aquele pessoal que não vai a lugar nenhum sem seu telefone, que não entra em um lugar sem fazer check-in, compartilhar fotos e opiniões. Nós queremos redefinir o travel blogging”, diz Gisele, cofundadora do serviço.

As informações sobre geolocalização publicadas em serviços como Twitter, Flickr e Foursquare são coletadas num registro único das andanças dos usuários. O resultado é um mapa com pins (marcadores) indicando cada ponto por onde alguém registrou passagem.

Além das localizações no mapa, textos e fotos entram no registro de viagens.

“Nós criamos o Mentaway a partir de uma necessidade nossa”, explica Gisele. O nosso principal plano agora é lançar a próxima versão, com melhorias e algumas novidades”, completa.

Gowalla, Facebook e Tumblr serão os próximos serviços disponíveis no Mentaway.

Segundo Gisele, que atualmente está nos Estados Unidos, o Mentaway ajudou a deixar pra trás a frustração de não ser aprovado no programa de inverno de investimentos da YC em San Francisco, incubadora que duas vezes por anos leva startups iniciantes para São Francisco.

Quem entra no programa pode receber investimentos entre US$ 6 mil e US$ 18 mil, além de entrar em contato com “os grandões” da área no Vale do Silício.

“Depois de algumas doses de uísque e de superar a tristeza, decidimos continuar nosso trabalho e lançar nossa aplicação sozinhos”, escreve Gisele.

Além de cofundadora do Mentaway – projeto que tem quatro meses -, a gaúcha é uma das editoras do site Abduzeedo, fundado por Fabio Sasso, eleito no mês de abril deste ano como case da Adobe na seção Customer Showcase. Em 2009, o blog foi eleito como um dos 50 mais influentes do ano pelo Income Diary.

Para testar o serviço basta usar o código 9z3e. O endereço do projeto pode ser acessado no link relacionado abaixo.