O Google está oferecendo 65 mil unidades do notebook Cr-48 a usuários norte-americanos. Para participar do teste, é preciso morar nos Estados Unidos e ter mais de 18 anos.

A oferta é feita através do site de serviços do Google e também aos internautas que baixarem a última versão beta do navegador Google Chrome.

“Nós temos um número limitado de notebooks com o Chrome OS para distribuir e nós queremos ter certeza de que ele chegará nas mãos certas”, diz o regulamento.

Se concordar com os termos, o usuário dará ao Google autorização para “rastrear e analisar dados de navegação anônimos”, além de concordar em participar de outros estudos propostos pela equipe do Google Chrome OS.

Apesar de o formulário ter o Brasil no campo de países, e de a oferta ser feita a usuários brasileiros do Chrome beta, morar nos Estados Unidos é uma condição contratual.

Os usuários são divididos em cinco categorias no momento da inscrição: negócios, educação, entidade sem fins lucrativos, desenvolvedores e indivíduos.

As inscrições se encerram em 21 de dezembro, próxima terça-feira.

No dia 8 de dezembro, o CEO do Google, Eric Schmidt, apresentou o sistema operacional e seu hardware, chamado de Cr-48.

Conforme o site Engadget, o aparelho tem tela de 12,1 polegadas, webcam, Wi-Fi e bateira com duração de oito horas em uso contínuo e oito dias em standby.