Um portal gaúcho promete ser a nova aposta das empresas para criar oportunidades e cumprir cotas de empregos para portadores de deficiência: trata-se do Emprego PPDs, que em pouco tempo de lançamento já reuniu cerca de 1,5 mil currículos cadastrados, além de aproximadamente 60 empresas, que usam a plataforma para divulgar suas vagas nesta área.

“O site serve como facilitador entre profissionais portadores de algum tipo de deficiência que procuram a inclusão social e empresas comprometidas quanto à responsabilidade social”, explica o sócio-diretor Fernando Carvalho Marques.

Para os candidatos, não há custo para cadastro no portal: basta ter acesso à Internet, pois a própria pessoa insere e atualiza seu currículo. Se o interessado não souber usar a ferramenta, pode comparecer à agência física, em Porto Alegre, para ser auxiliado.

Já para as empresas, há pacotes variáveis, já que dependem da divulgação de banners e vagas no portal, com valor diversificado, aliado ao tamanho do anúncio e tempo de disponibilidade no site; ou da contratação de serviços como a contratação da agência responsável pelo portal para recrutamento e seleção dos candidatos, com possibilidade de averiguação do perfil da vaga junto à empresa contratante, realização da triagem inicial de currículos, entrevistas individuais e encaminhamento dos pré-selecionados para a entrevista final, entre outros.

Há, ainda, a opção de recolocação, sem custo à empresa contratante, no caso de não adaptação do candidato contratado no período de 45 dias.  

“Conforme nossa política de privacidade, somente as empresas cadastradas têm acesso ao banco de currículos e todo tipo de seleção será realizada diretamente entre empregador e candidato”, explica Marques. “Mas devido à expansão do portal e à necessidade das empresas quanto a prestadores de serviços que lhe auxiliem nesta área, em alguns casos a Emprego PPDs também faz todo processo de recrutamento e seleção”, comenta.