A editora Campus/Elsevier vai investir US$ 1,9 milhão na digitalização de seu acervo, que reúne aproximadamente 1 mil títulos.

A meta é deixar todos os livros disponíveis em qualquer plataforma eletrônica nos próximos dois anos.

Para tanto, os títulos serão transformados em e-books e poderão ser consumidos em tablets como o iPad, o Samsung Galaxy TAB e outros e-readers, informa o Meio&Mensagem.

A previsão da Campus/Elsevier é que até meados deste ano metade do catálogo esteja ativo no formato eletrônico, inclusive os lançamentos e títulos já esgotados no formato impresso.

A empresa, que já mantém parcerias com as livrarias Cultura e Saraiva para a comercialização de e-books, acabou de fechar acordo também com a livraria Gato Sabido para vender seus títulos.

Até agora, já são mais de 200 e-books em PDF, incluindo obras como Marketing 3.0, A Classe Média no Brasil, Brasil Globalizado e Lições de Guerra, entre outros.

O investimento na digitalização de livros, porém, não está só na esfera privada: a Universidade Gama Filho, por exemplo, criou a Biblioteca Digital de sua central de cursos.

O projeto é concebido como serviço de extensão universitária, é gratuito e aberto a toda a população.

Pioneira, a iniciativa integra o consórcio internacional OAI (Open Archives Initiative), dentro do qual cerca de 1,2 mil bibliotecas digitais de universidades, centros de pesquisa e órgãos governamentais de 59 países concordaram em abrir e compartilhar acervos de textos completos para a difusão e integração da produção científica.

Outras ações também incentivam o crescimento da adoção do e-book no país. Uma delas, o Congresso Brasileiro do Livro Digital, que a Atreb Brasil, agência especializada na organização de eventos, organiza de 05 a 07 de maio de 2011, no Hotel Serrano, em Gramado.

O congresso tem apoio da Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL) e é o primeiro de uma série de eventos promovidos pela Atreb com base na literatura digital.

A programação do evento contará com paineis sobre as novidades tecnológicas na área, debates, palestras e espaços para negociações entre os participantes.

Mais informações sobre o congresso e inscrições podem ser conferidas pelo endereço abaixo.