Tomás Trojan (E), Tamara Costa e Thiago Bacchin

Acaba de nascer a DBG – Digital Branding Group, holding focada em consultoria de comunicação digital, presença e performance online. A empresa já nasce com 100 colaboradores, mais de 120 clientes e, embora não divulgue o faturamento conjunto das integrantes em 2009, anuncia a meta de faturar R$ 35 milhões em 2011.

Fazem parte da holding a Cadastra, agência gaúcha focada em Search Engine Marketing (SEM), marketing de performance, otimização de sites (SEO) e gestão de campanhas de links patrocinados; a Newblue, também especializada em SEM; a NextComm, software house dedicada a projetos pontocom; e a Search Brasil, responsável pelo portal Search Engine Marketing Brasil e que irá lançar, em breve, cursos, treinamentos e eventos na área.

Todas as companhias-membro terão base de operações em Porto Alegre: a Cadastra já tem escritório na capital gaúcha, além de São Paulo. A NextComm está em vias de abrir sua unidade local, enquanto as demais, atualmente sediadas na capital paulista, também se preparam para instalar bases por aqui.

“A holding nasceu da demanda identificada junto a nossos clientes por serviços complementares ao search marketing”, conta Thiago Bacchin, CEO da Cadastra e presidente do DBG. “Atendemos a empresas e lojas virtuais como Saraiva, Kalunga, Centauro, Polishop e Colombo e percebemos um movimento cada vez mais crescente nos investimentos em ações de marketing online. Muitas companhias acabam buscando na Cadastra serviços que vão além de nosso core business”, explica ele.

Com a DBG, a meta é identificar falhas, acertos, oportunidades e tendências no ambiente digital e, a partir daí, estabelecer estratégias de presença online adequadas para cada empresa.

E para ampliar o leque de soluções oferecidas pelo grupo, a vice presidente de Relacionamento e Marketing da holding, Tamara Costa – também da Cadastra -, afirma que há negociações de parcerias com novas companhias.

“Estamos conversando com algumas empresas de comunicação digital e tecnologia, uma delas em fase avançada”, afirma a executiva.

A meta é fechar o acordo com esta nova empresa até o fim de junho. Já com as demais, a definição deve ficar para até o fim do terceiro trimestre.

Além de Bacchin e Tamara, a nova holding conta, ainda, com outro integrante da Cadastra na cúpula de gestão: Tomás Trojan, que assume como vice presidente de Planejamento e Financeiro.

 “As expectativas do Digital Branding Group são otimistas”, garante Trojan, lembrando que só a Cadastra registrou crescimento de 93% em 2010, com meta de expansão fixada em 100% para este ano.

A agência gaúcha atende hoje a cerca de 50 clientes só no segmento de e-commerce. Já a equipe soma 70 funcionários.

A Newblue, por sua vez, é recém chegada ao mercado e já nasce com mais de 20 clientes de search marketing (SEO e Links Patrocinados), entre eles Otis, Furukawa, Festa Box e Tennis Hall.

A agência é dirigida por Bruno Pimentel, CEO que traz experiência de 10 anos na área e especialização em SEM, acumulando no currículo a gerência de Marketing Online de empresas como Tenda e TiqueImóveis.

Outra integrante da holding, a NextComm atuará no desenvolvimento de soluções de inteligência e automatização de processos em campanhas de performance para as empresas do grupo.

“A ideia é agregar funcionalidades às plataformas para maior automatização das campanhas. Precisamos nos diferenciar cada vez mais em tecnologia e a NextComm receberá fortes investimentos em 2010”, garante Bacchin.

Já à Search Brasil caberá o foco em conteúdo, educação, cursos, treinamentos e eventos focados em marketing online. A ideia, segundo Bacchin, é surpir a falta de profissionalização deste setor.

“Estamos reformulando o portal Search Engine Marketing Brasil, que já oferece conteúdo com foco em SEM, incrementando editorias em social media e e-commerce”, explica o CEO do DBG. “Os cursos, treinamentos e eventos também vão abastecer o mercado de informações em prol do crescimento e amadurecimento do setor no Brasil”, finaliza.