A Teradata, especializada em data warehousing e análise de negócios, anuncia a abertura de uma plataforma de mídia social voltada à socialização de dados.

Conforme divulgado pela companhia, a novidade busca promover a “socialização de dados” e “adaptação das empresas à nova era das mídias sociais”, já que, segundo a empresa, é preciso tirar proveito do volume de informações trafegado na rede, que só em 2010 ficou em 1.2 zettabytes, informa o IDC.

A plataforma atua por meio da integração de dados de diversas fontes, criando espécies de relatórios unitários de mercados, comunidades ou ecossistemas, explica Darryl McDonald, vice-presidente executivo de Desenvolvimento de Negócios e Marketing da Teradata.

"Ao integrar dados e produzir e compartilhar conhecimento por meio de análises, as organizações podem criar uma visão holística tanto de suas operações quanto do ambiente em que operam", ressalta o executivo.

Como exemplo prático da socialização de dados, McDonald conta que os varejistas já utilizam os comentários e reclamações dos clientes em tempo real para reduzir os custos com call center e aumentar a satisfação do usuário.

“Outro exemplo são as empresas de telecom, que usam aplicativos que traduzam as expectativas do cliente para captar informações de gestão de relacionamento e que ajudem a reduzir a rotatividade e diminuir os custos com call center”, afirma o VP.

Para ele, as empresas que primeiro adotarem a socialização de dados serão as mais beneficiadas, pois “acompanharão o processo à medida que esta nova era de ideias ganha impulso".

A nova plataforma Teradata funciona com base em quatro dimensões:

 • Visão de Especialista, com conteúdo escrito especificamente para o site em modelo de socialização de dados.

• A Experiência, com detalhes sobre a pesquisa que está sendo desenvolvida por Darryl McDonald dentro da Teradata para aprofundar o potencial da socialização de dados.

• Troca de Idéias, com um fórum para criar e compartilhar idéias entre as organizações participantes.

• Recursos, com uma seleção de artigos, apresentações, blogs, white papers e estudos de caso, bem como links para especialistas, sites, associações e eventos.