A internet alcançou 4,5 milhões de nomes de domínios nos primeiros três meses de 2011, conforme dados do último relatório sobre a indústria de nomes de domínio, publicado pela Verisign, fornecedora de serviços de infraestrutura web.

O primeiro trimestre de 2011 encerrou com uma base de mais de 209,8 milhões de nomes de domínios registrados entre todos os domínios top-level, o que representa um aumento de 2,2%, em comparação com o quarto trimestre de 2010.

A base combinada de domínios .com e .net  obteve um crescimento no primeiro trimestre de 2011, ultrapassando um total de 108 milhões de nomes de domínios registrados.

Apontando um aumento de 9,2% em novos registros anuais, novos registros de domínios .com e .net totalizaram 8,3 milhões durante o trimestre,

A taxa de renovação para .com e .net durante o primeiro trimestre foi de 73.8%, incremento de 72.7% sobre o último trimestre.

Conforme a pesquisa, em 2011, a base de domínios de primeiro nível com códigos de países alcançou 81,7 milhões de registros.

A média de consultas diárias ao sistema de nomes de domínios da Verisign durante o ultimo trimestre foi de 57 bilhões, com picos de 67 bilhões, índice que representa um crescimento de 6% na média diária.

O relatório apontou ainda a importância da segurança para novos operadores de domínios genéricos de primeiro nível, além da necessidade de melhorar a integridade e disponibilidade ao combater ameaças na web.