Tomás Trojan, vice-presidente de Planejamento e Financeiro da DBG

A Digital Branding Group (DBG) assumiu, em contrato full service, a conta de marketing digital da Colombo. Com o projeto, a meta da varejista gaúcha é incrementar entre 40% e 50% a participação do meio online em suas vendas, que hoje fica em 14%.

"O e-commerce é um grande meio para nós. Em 2010, crescemos mais do que o mercado neste setor: enquanto, no geral, a expansão desta área foi de 40% no Brasil, nós crescemos 60%", conta Clério Kubiak, gerente de E-Commerce da Colombo.

Antes de fechar o novo acordo de full service, a conta digital da rede era atendida por várias empresas: a Escala, no desenvolvimento majoritário de peças publicitárias; duas outras companhais de Bento Gonçalves, que atuavam em desenvolvimento sob demanda; além da própria DBG, que respondia pela parte de links patrocinados, comparadores de preço e SEO.

Agora, fica tudo com a Digital Branding Group, que tem escritórios em São Paulo e Porto Alegre.

"Além de todos estes serviços, atuaremos também em ações como a criação de peças, e-mail marketing e gestão de mídia online em portais", explica Tomás Trojan, vice-presidente de Planejamento e Financeiro da DBG.

ColomBook
Com a estratégia centralizada de marketing digital, a Colombo se prepara para fomentar sua presença online. Começando pelo incremento das ofertas do site em linhas onde, atualmente, a rede não é muito representativa, como a de livros.

"Estes itens garantem fluxo ao site, já que a compra via Internet é geralmente motivada, inicialmente, por baixo valor", avalia Kubiak. "Vamos analisar o desempenho dos livros no e-commerce e, dependendo, poderemos até trazê-los para as lojas físicas, posteriormente", projeta.

Copa à vista
Outra aposta da Colombo no comércio virtual é a Copa de 2014. Segundo Kubiak, a empresa estuda como aproveitar as oportunidades geradas pelo evento, o que passa, por exemplo, pela possibilidade da venda de passagens.

"Por que não?", questiona o gerente.

Hoje, o e-commerce da Lojas Colombo já é tratado como uma divisão exclusiva da área de TI, contando com 81 colaboradores aplicados às áreas de atendimento, lojística, suporte e análise de mercado, todos sediados em Farroupilha, cidade matriz da rede varejista de móveis e eletro-eletrônicos.

A loja virtual é hospedada em sistema de co-location no data center da Oi, em Porto Alegre.

Uma holding para cuidar de tudo
A DBG é uma holding que controla as agências Cadastra e Newblue, ambas focadas em SEM (Search Engine Marketing), além da NextComm, software house dedicada a projetos pontocom; e a Search Brasil, focada em conteúdo e treinamento.

Para atender a conta da Colombo, o grupo destacou uma equipe composta por 17 profissionais de várias divisões, todos com especialização em SEM e marketing digital.