O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou pedido de indenização por danos morais de uma mulher que alegou ter sido alvo de ofensas no Orkut e havia acionado o Google.
De acordo com reportagem do Valor Econômico, a sentença é um importante precedente contra ações que buscam responsabilizar a multinacional por material publicado na rede de relacionamento.
Os ministros entenderam que não há como obrigar um provedor a realizar uma prévia fiscalização do conteúdo das informações que circulam na internet.
“A verificação antecipada, pelo provedor, do conteúdo de todas as informações na web eliminaria - ou pelo menos alijaria - um dos maiores atrativos da internet, que é a transmissão de dados em tempo real", disse a ministra Nancy Andrighi, acrescentando que esse monitoramento traria "enorme retrocesso ao mundo virtual".
A ministra, no entanto, entendeu que o Google deve manter um sistema eficaz de identificação de seus usuários, sob pena de responder por danos causados a terceiros.
A reportagem está disponível na íntegra para assinantes pelo link relacionado abaixo.
Orkut: Google obtém vitória no STJ
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou pedido de indenização por danos morais de uma mulher que alegou ter sido alvo de ofensas no Orkut e havia acionado o Google.
De acordo com reportagem do Valor Econômico, a sentença é um importante precedente contra ações que buscam responsabilizar a multinacional por material publicado na rede de relacionamento.
Veja também
Facebook: app para celulares comuns
Usuários do site de relacionamentos Facebook que queiram acessar o serviço no celular, mas não têm um smartphone, contam agora com um novo aplicativo.
A novidade, disponível atualmente apenas para alguns países, como Sri Lanka, Ucrânia, Polônia, Singapura, Arábia Saudita, Hong Kong, Tunísia, República Dominicana e Romênia. O Brasil está na lista “em breve”, ao lado de Canadá, Índia, México e Bulgária.
Rede social se dedica ao mundo dos pets
Reunir informações e depoimentos sobre o dia a dia de quem convive com animais de estimação é a proposta do site de relacionamentos Petis, mais uma aposta em redes sociais de nicho.
Criado por Rudinei Modezejewski, o site se propõe a congregar donos, veterinários, proprietários de petshops, criadores, e qualquer pessoa que conviva com animais de estimação.
Segundo Modezejewski, a intenção é chegar a 200 mil membros. Atualmente, o site tem 206 cadastrados.
Orkut ganha comunidade oficial da Nike
Acordo firmado entre Google e Nike criou a primeira comunidade esportiva oficial do Orkut, a Nike Futebol.
Segundo o site Meio e Mensagem, a proposta é que a comunidade seja um ponto de encontro de fãs de futebol e que, dessa maneira, desenvolva-se um maior envolvimento entre marca e consumidor.
Os usuários poderão discutir temas relativos ao esporte, comentar jogos e contratações e receber convites de eventos organizados pela marca. Isso tudo pode ser visualizado sem a necessidade de estar logado ao Orkut.
Orkut SMS está disponível pela TIM
Lançado nessa terça-feira, 21, o novo recurso Orkut SMS já foi adotado pela TIM.
O sistema permite postar novas mensagens no site de relacionamento diretamente do aparelho de celular, mesmo que o telefone não tenha acesso à internet.
Para começar a usar o recurso gratuito, precisa editar seu perfil, adicionar o telefone, receber o código de verificação no celular e validar o código no Orkut.
Facebook bate audiência do Google nos EUA
O Facebook ultrapassou o Google pela primeira vez como o site mais visitado nos Estados Unidos durante a maior parte de 2010, superando a página de pesquisa com 8,9% de todas as visitas dos EUA entre janeiro e novembro de 2010.
Google buscará em comunidades do Orkut
Comunidades com acesso público no Orkut passarão a ter seu conteúdo indexado no Google e outros buscadores, como o Bing, da Microsoft.
Segundo o engenheiro de software do Orkut Bruno Ferreira, “qualquer usuário da internet será capaz de encontrar comunidades de conteúdo utilizando motores de busca”.
Dell pró-ativa nas redes sociais
A Dell começou nas últimas semanas uma nova fase na sua investida nas redes sociais no Brasil.
Agora, além publicar conteúdo e responder a questionamentos em plataformas como Twitter, Facebook, Orkut e no blog corporativo e monitorar o que é dito sobre a marca, a companhia também toma a inciativa do contato com o cliente.
Orkut agora premia usuários com selos
O Orkut anunciou nesta sexta-feira, 03, a criação de selos que indicam o status dos usuários no site.
Entre os selos que podem ser conquistados, estão as medalhas de “veterano” (distribuída ao usuário que está na rede há algum tempo), “mestre em promoções” (ao adepto que criou promoções bem-sucedidas) e “popular” (entregue às pessoas que mais receberam mensagens em seus perfis).
Mar de esmeraldas: rede social do Google?
O novo projeto de rede social do Google se chamaria Mar de Esmeraldas, revela nesta quinta-feira, 02, o site Online Social Media (OSM).
Segundo o portal, o site oferecia um ambiente mais seguro para os usuários e, talvez, restrição de acesso a conteúdos conforme a faixa etária do usuário, o que evitaria que crianças entrassem em contato com pornografia, por exemplo.