Foi lançado na semana passada o site Incentivador.com, novo projeto de crowdfunding no Brasil.

Seguindo o modelo de financiamento coletivo, o portal exibe propostas de projetos que recebem colaborações financeiras dos internautas durante um período específico. A ideia é atingir uma meta mínima para o financiamento da proposta.

Cada colaborador tem direito a uma recompensa, geralmente mais sofisticada, dependendo do pacote de contribuição que o “patrocinador” se dispõe a pagar.

“Muitos contribuem com pouco e o projeto sai do papel”, simplifica Micael Langer um dos sócios.

Idealizado por Langer, cineasta, e pelo empreendedor Andre Averbug, o Incentivador.com recebe projetos culturais, esportivos, educativos, sociais e de outros segmentos.

Em sua estreia, o site traz propostas de documentários sobre a vida e obra de Raul Seixas e Cauby Peixoto, além de “Ponto de Partida”, filme de Marcia Derraik sobre o cantor Sergio Ricardo.

Há também Cds, DVDs, eventos esportivos e iniciativas de celebridades.

Os pagamentos são feitos pelo PayPal. O usuário, informa a empresa, autoriza o débito no cartão de crédito, mas só o efetua caso o valor requerido pelo projeto atinja sua meta dentro do prazo estipulado. Caso isso não ocorra, não há gasto nenhum por parte do usuário.