O Google já está mapeando cidades do Rio Grande do Sul para a inclusão de imagens no Street View – recurso do serviço de mapas da companhia que permite um “passeio” por ruas através de imagens panorâmicas.
Região Metropolitana, Caxias do Sul, Santa Maria, Uruguaiana, Bagé, Santa Cruz do Sul e Erechim estão na lista das gaúchas.
Segundo a assessoria de imprensa do Google, não há uma lista fechada, mas o carro já foi visto, além das capitais do Sul e das cidades já citadas, em Joinville (SC), Blumenau (SC), Londrina(PR), Foz do Iguaçu (PR).
Aos poucos, diz o diretor de comunicação da empresa no Brasil, Felix Ximenes, o Street View passará por todas as regiões do estado.
Capturando as ruas
Os veículos que capturam as imagens são geralmente carros, equipados com até 15 câmeras, além de bicicletas e motos – em algumas cidades – para ter acesso a lugares em que veículos de quatro rodas não entram.
Até agora, só há notícia de carros sendo usados na captura.
Passada a captura, o Google inicia a fase de tratamento das imagens para sua posterior publicação.
São dois meses de tratamento, diz Ximenes, caso não hajam falhas na captura e no armazenamento das imagens no período de fotografia das ruas das cidades visitadas pelos carros da empresa.
Projeto desde 2009
Lançado em 2007 nos Estados Unidos, o serviço integra fotos de ruas e avenidas de grandes cidades ao Google Maps e ao Google Earth.
A partir dessas fotos, é possível ter uma visão de 360 graus dos ambientes.
No Brasil, o projeto surgiu em 2009, quando o Google Brasil fechou acordo com a montadora de carros Fiat para trazer o serviço para diversas cidades brasileiras.
São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro foram as primeiras cidades a receber a novidade.
Desde o seu lançamento, o Google vem enfrentando problemas relacionados a privacidade em alguns dos mercados onde vem capturando as imagens que alimentarão as versões regionais do Street View.
Em 2009, além de ser obrigado a refazer imagens no Japão e enfrentar turbulências no Reino Unido, o buscador foi proibido de fotografar três cidades gregas e vem sofrendo pressões na Alemanha para apagar certas localidades.
No dia 30 de setembro de 2010, um cadáver flagrado pelos carros do Google na Avenida Presidente Vargas, no Rio de Janeiro foi a primeira polêmica do serviço no país.
Google Street View mapeia cidades do Sul
O Google já está mapeando cidades do Rio Grande do Sul para a inclusão de imagens no Street View – recurso do serviço de mapas da companhia que permite um “passeio” por ruas através de imagens panorâmicas.
Região Metropolitana, Caxias do Sul, Santa Maria, Uruguaiana, Bagé, Santa Cruz do Sul e Erechim estão na lista das gaúchas.
Veja também
MundoGEO#Connect debate geoprocessamento
O evento MundoGEO#Connect: O futuro dos mapas chegou, que apresentará as tendências na área de geoprocessamento de imagens, ocorre entre 14 e 16 de junho, das 9h às 19h, no Centro de Convenções Frei Caneca (Rua Frei Caneca, 596), em São Paulo.
A atividade está focada no debate referente às novidades e ao futuro do Sistema de Informação Geográfica (GIS), sendo ele desktop, 3D, móvel ou em nuvem.
Google Street View: 2ª fase em São Paulo
O Google iniciou nessa segunda-feira, 24, a segunda fase de implementação do recurso Street View dentro do Google Maps.
De acordo com a empresa, são 15 carros Captiva com 15 câmeras (a versão anterior era um Stilo com nove câmeras) resultando em imagens com maior resolução, que estão mapeando as ruas da capital paulista e que podem ser vistas “na visão do pedestre”.
SP, RJ e BH no Google Street View
São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e suas regiões metropolitanas já tem imagens disponíveis no Google Street View a partir desta quinta-feira, 30.
Também foram incluídas cidades da região histórica de Minas Gerais (Congonhas, Mariana, Tiradentes, Diamantina, São João Del Rei e Ouro Preto).
Google e Fiat levam Street View à SP
As empresas Google e Fiat do Brasil acabam de firmar uma parceria para oferecer o Street View no país, informa a Reuters.O anúncio oficial deverá ser feito na quinta-feira, 02, pelos presidentes das companhias.
A princípio, o serviço estará disponível apenas para a cidade de São Paulo e a captura de fotografias panorâmicas será feita em um modelo Stilo, da montadora italiana, segundo fontes próximas à novidade.
Google lança Street View no Brasil
O Google Brasil deve anunciar em breve a ferramenta Street View para diversos municípios do país. Lançado em 2007 nos Estados Unidos, o serviço integra fotos de ruas e avenidas de grandes cidades ao Google Maps e ao Google Earth.A partir dessas fotos, é possível ter uma visão de 360 graus dos ambientes.
Google Street View brasileiro é adiado
A versão brasileira do Google Street View, marcada para ser lançada em fevereiro de 2010, será adiada devido a problemas na captação de imagens nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.Segundo a Google o atraso ocorreu por causa dos carros cedidos pela Fiat que precisam ser adaptados para receberem a câmera e o software que processa as imagens.
Não há prazo para o lançamento da versão brasileira, informa o IDG Now.
Lopes integra Google Street View
O portal da Lopes será o primeiro site brasileiro a oferecer o serviço do Google Street View integrado.
A proposta da empresa é oferecer aos internautas a possibilidade de passear virtualmente pela vizinhança dos empreendimentos comercializados pela imobiliária.
São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e suas regiões metropolitanas tem imagens disponíveis no serviço do Google deste esta quinta-feira, 30.
Google: voz e GPS em smatphones brasileiros
O Google lança aplicativos de navegação por GPS e de pesquisa por voz aos usuários brasileiros de smartphones. A tecnologia pode ser utilizada em aparelhos com sistema operacional Android ou iPhones.
O aplicativo Google Pesquisa de Voz converte voz em texto automaticamente, trazendo resultados em tempo real. Além de buscas, o recurso está integrado ao Google Maps.
Porto Alegre tem 22 novos pardais
A EPTC instalou 22 novos pardais em Porto Alegre, que agora totaliza 46 aparelhos controladores de velocidade.
Os aparelhos foram colocados nas principais vias da cidade. Na Avenida Castelo Branco, entrada e saída da Capital, o limite de velocidade é de 80 km/h. Nos demais pontos, é de, no máximo, 60 km/h.
Onde ficam:
- Av. Ipiranga, 2.860, sentido Bairro-Centro, 60 km/h
- Av. Eduardo Prado, 1.270, sentido Centro-Bairro, 60 km/h
Lopes agrega fanpage do Facebook
A imobiliária Lopes agregou sua fanpage no Facebook à homepage do seu portal. Com 90% dos clientes passando pelo portal, a estratégia é ganhar popularidade nas redes sociais.
“Em nossa página no Facebook, dialogamos e pedimos opiniões às pessoas que lá estão”, diz o analista de comunicação e redes sociais da Lopes, Rafael Matos