A Ubisoft, em parceria com a rede de TV CBS, lançou um game para Facebook inspirado na série CSI, transmitida na TV aberta do Brasil pela Record.

Em CSI: Crime City, o jogador encarna um membro da equipe de investigadores atrás de pistas para solucionar casos misteriosos ocorridos em Las Vegas.

Seguindo de perto os passos do seriado, o game se inicia com a escolha de um caso. Designada a missão, uma animação introduz a investigação.

Os primeiros passos do jogador são dados na cena do crime. Auxiliado por dicas de integrantes mais experientes da equipe, o jogador procura por evidências com luminol, lanternas e outros equipamentos.

Cada espaço analisado custa ao jogador energia, que pode ser recuperada ao encontrar novas pistas.

Além disso, o gamer deve montar um laboratório e comprar novos equipamentos para se manter no jogo. Pequenos desafios de atenção dão ao jogador energia extra durante o game.

Na avaliação do site Social Times, o jogo segue bem a lógica de outros games do Facebook, em que o usuário realiza tarefas usando o mouse num sistema de ações e premiações.

O diferencial é o enredo, que envolve o jogador em tramas do mesmo estilo da série de TV.

Lançada em 2000, a série CSI chegou a ter 13,53 milhões de espectadores nos Estados Unidos durante a última temporada. O seriado é exibido em pelo menos 40 países

Para acessar o game, em inglês, é preciso ter uma conta no Facebook e acessar o endereço nos links relacionados abaixo.