Cem mil acessos em cinco dias, uma média de 414 para cada um dos 241 posts.

Foi a marca alcançada pelo Kidiaba, um blog hospedado no Tumblr com montagens das folclóricas comemorações do goleiro do Mazembe, Robert Muteba Kidiaba, durante a vitória do clube africano por 2x0 sobre o Internacional no Mundial Fifa de Clubes.

Criado pelos publicitários gaúchos André Menna, Gabriel Dunga Gomes e Marlon Abrahão o blog encerrou as atividades nesta segunda-feira, 20, postando uma foto do próprio Kidiaba conferindo o conteúdo. O registro foi feito espontaneamente por um jornalista que estava nos Emirados Árabes.

O goleiro parece meio surpreso contemplando as montagens, que começam com corneta explícita ao Internacional e vão evoluindo para criações  mais sutis envolvendo cultura pop, seriados de TV e até a mancha na testa do líder soviético Mikhail Gorbachev

“Nos surpreendeu a quantidade de colorados twittando a favor do blog”, revela Gabriel Dunga Gomes, que, apesar do sobrenome, é gremista como os outros dois colegas.

Os publicitários afirmam ter recebido mais de 500 contribuições por e-mail. Pouco mais de um décimo foi ao ar, as demais foram feitas pelo trio.

De acordo com declarações de Kidiaba à imprensa, a dança hoje mundialmente conhecida é uma adaptação de um passo de uma dança típica da Costa do Marfim, o Bwake.