Sediada em Teutônia, interior do RS, a SiGA Soluções aumentou de 09 para 40 a carteira de clientes em todo o país, através de seu produto homônimo, sigla para Sistema de Gestão de Agências de Comunicação.

Idealizado pelo publicitário André Traichel e desenvolvido pelo sócio graduando em Análise de Sistemas Felipe Diesel, o sistema é focado no conceito de web 2.0 e permite acessar módulos de gestão de pequenas e médias agências através da Internet, com senhas de acesso para os diversos cargos da empresa.

Cadastros de clientes, fornecedores, estimativas de custos, autorizações de mídia, planilhas financeiras e fluxo de trabalho são alguns dos recursos disponíveis.

"A idéia surgiu da necessidade que experimentei durante 10 anos como publicitário. Trabalhando com MACs, como editor de arte, obtia informações como pauta apenas via contador. Faltava algo multiplataforma e que fosse acessível a pequenas agências", Traichel.

O publicitário que resolveu trocar a vida corrida na capital gaúcha pelo interior, onde encontrou o sócio da SiGA, hoje aposta na comunicação online e faz uso de serviços como Skype, MSN Messenger para prestar suporte e treinamento às 40 empresas assinantes do serviço, que incluem clientes baianos, catarinenses, mineiros, paulistas e gaúchos.

Ocasionalmente, Traichel presta assessoria aos clientes gaúchos na própria empresa. "Mas é desnecessário, pois é tudo muito simples. Abolimos os sistemas complexos e burocráticos", afirma.

Traichel credita o aumento de clientes à implementação do SEO, que mandou a empresa para o topo dos sites de buscas. E já prepara a nova versão da ferramenta, com previsão de lançamento para 2008. "É uma versão completamente nova, não é apenas uma correção de eventuais falhas. Buscamos integrar o que há de mais moderno e pretendemos lançar em abril", comenta o empresário.

Sobre faturamentos, a empresa se mantém discreta, sem citar números porém destacando alguns clientes. "Entre os clientes esão agência Agevole, nossa maior cliente São Paulo, a Fábrika de Comunicação e a Latino América Propaganda, agência de Santa Maria que já abocanhou alguns prêmios da ARP. Com a nova versão do SiGa, nossa meta é obter crescimento de 70%", completa.

Diga Zaite
A empresa conta também com o Seite módulo de desenvolvimento de sites e consultoria Web, que promete criar websites mais leves e melhores posicionado no Google, focado na facilidade de uso e na obtenção de resultados, sem esquecer do conceito de web 2.0.