As compras coletivas alcançam hoje 61% dos consumidores virtuais brasileiros. É o que informa a 23ª edição do relatório WebShoppers, realizado pela e-bit com o apoio da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico.
 
A pesquisa teve como objetivo analisar de que forma os sites de compras coletivas e clubes de compras se posicionam no mercado.

Foram entrevistadas 4.536 pessoas e avaliados os critérios de compra e satisfação do consumidor.

O estudo identificou que 61% dos consumidores online no Brasil estão cientes do modelo de compra coletiva. Desse universo, 49% já adquiriram alguma oferta em sites de descontos, e entre os que não adquiriram, mais da metade pretende fazê-lo em breve.

Conforme o site IDG Now, a pesquisa apontou que 82% dos entrevistados que já adquiriram uma oferta pretendem comprar novamente nos próximos três meses.

Além disso, o estudo apurou o nome das três marcas mais lembradas pelo consumidor. Grupon, Peixe Urbano e Click On obtiveram destaque.

“Cerca de 80% das pessoas lembraram ou realizaram compras nestes sites”, diz Alexandre Umberti, diretor de Marketing e Produtos da e-bit.

A satisfação com os clubes de compras, contudo, é menor. Do total, 66% declararam estar satisfeitos ou muito satisfeitos, 21% acharam razoável e 12% disseram que ficaram insatisfeitos. As categorias mais vendidas incluem moda e assessórios (30%), eletrônicos, (18%), e informática, (12%).

Segundo Umberti, os sites de compras coletivas passarão a ser acompanhados periodicamente.

“Pretendemos continuar acompanhando o modelo, traçando novos indicadores e apontando tendências desse mercado para os próximos anos”, salienta.