A candidata do PV à presidência da república, Marina Silva, demonstra estar em processo e conquista do eleitorado na internet. Embora nas pesquisas de intenção de votos apareça em terceiro na lugar, na web ela lidera os comentários positivos.

É o que aponta a pesquisa da M&M Online em parceria com a iGroup. Dividido em duas semanas, o levantamento avaliou o período entre os dias 2 e 8 de julho e 9 e 15 de julho.

No primeiro momento, quando foram mapeadas 24.625 ocorrências, Marina foi responsável por 32,13% de todos os comentários relativos aos três principais candidatos à presidência, quase o mesmo índice exibido por José Serra (PSDB), que no período contabilizou 32,69% do volume total.

Dilma Rousseff (PT), por sua vez, liderou nesse quesito, com 35,19% do conteúdo postado nas redes sociais, blogs e sites de notícias.

No segundo período analisado, que somou 61.291 ocorrências, Marina atingiu 33,3% do buzz total, ultrapassando o candidato tucano, com 31,79%, numa trajetória de alta. A petista continuava na liderança com 34,91% do volume, porém demonstrou queda.

Candidata do PV tem share positivo de 40%

Quando a análise se fecha nos teor dos comentários, Marina se sobressai com share positivo de 40,57% na semana do dia 2 de julho e de 43,36% na semana do dia 9. Dilma ficou com 33,96% no último período analisado. E Serra com 22,68%.

O candidato do PSDB continua enfrentando dificuldades: na primeira etapa, 65% dos comentários feitos a respeito de Serra eram negativos. Apesar de ter ensaiado recuperação há 15 dias, o ex-governador de São Paulo ainda amarga cerca de 60% de comentários negativos.

Dilma se manteve estável no índice positivo, mas seu share negativo chegou a 29% - na primeira semana do levantamento ele havia saltado para 44,42%.

Segundo a iGroup, com o final da Copa do Mundo, o tema eleições começou a ser discutido de maneira mais efetiva na internet. A tendência é que os volumes de buzz se estabilizem e que a indecisão dos eleitores entre em um patamar menos radical do que o encontrado até então.