O Netflix anunciará sua chegada ao Brasil no dia 5 de setembro.

Segundo o site do jornal Valor Econômico, o anúncio oficial contará com a presença de Reed Hastings, fundador e diretor-geral da companhia – considerada a maior locadora virtual atualmente no mercado.

A vinda da Netflix para o país já era cogitada há vários anos, mas o movimento só tomou corpo este ano, quando a companhia anunciou que sua estratégia de expansão internacional.

O primeiro país foi o Canadá.

No fim de abril a Netflix abriu oficialmente uma subsidiária no Brasil. Segundo a Junta Comercial de São Paulo (Jucesp), a Netflix  Entretenimento Brasil é descrita como portal e provedora de conteúdo e outros serviços de informação na internet.

No mês passado, a Netflix elevou em 60% os preços mensais para os clientes que usam seu pacote de serviços online e a remessa de vídeos por correios nos Estados Unidos.

Segundo analistas, a decisão pode levar mais usuários a adotar exclusivamente o serviço de stream.

Na nova tabela de preços, clientes que desejarem o serviço de aluguel de DVDs e online pagarão um total mensal de US$ 15,98. O preço anterior era de US$ 9,99 por mês.

O aumento terá efeito imediato para os novos assinantes, e passará a valer a partir de setembro para os assinantes atuais.

A Netflix, o maior serviço norte-americano de locação de filmes, com 23 milhões de clientes, recentemente vem reforçando seu serviço de streaming para televisores e aparelhos móveis.

Ao mesmo tempo, a companhia vem reduzindo a ênfase no serviço que encaminha DVDs pelo correio aos assinantes, nos tradicionais envelopes vermelhos, em função da alta nos custos postais no mercado norte-americano.

Além disso, a Netflix tem reforçado seu acervo de títulos para streaming, diante da concorrência de rivais online como a Amazon.com e Hulu.