A empresa de software Zukfab desenvolveu um jogo que simula a operação de uma bolsa de valores no Facebook.

Chamao de Dosh, o game foi viabilizado pelo broker MyCAP, da ICAP Brasil Corretora de Valores, e pela Ativa Corretora, que firmaram parceria para lançar o programa na rede social. O Dosh conta com 20 mil participantes desde o seu lançamento, na semana passada.

“Essa é uma forma moderna e inteligente de atrair e fidelizar investidores, oferecendo conteúdo e desafios que contribuirão para sua educação”, diz Álvaro Bandeira, diretor da Ativa Corretora.

Segundo Paulo Levy, diretor executivo da ICAP Brasil, o jogo é uma forma lúdica de ensinar as pessoas a investir em ações e a se tornar mais familiarizadas com o mercado.

A ideia é desmistificar os pregões para os usuários de sites de relacionamento: “Não tem como o mercado financeiro ficar fora das redes sociais”, afirma Levy.

De acordo com a Zukfab, além da BM&FBovespa, estão disponíveis simulações de operações na NYSE, Nasdaq e outras. Uma versão do software em inglês deverá ser lançada em breve.

A exemplo de outros jogos gratuitos do Facebook, o Dosh propõe desafios. Ao entrar no jogo, cada pessoa recebe 100 mil em uma moeda fictícia para montar e gerir sua própria carteira de ações. Também é possível terceirizar a gestão de parte dos recursos e seguindo outro jogador, que apresente bom desempenho, mediante pagamento de uma taxa de administração (também fictícia).

No início, os participantes contam com o auxílio de alguns personagens, que exercem a função de tutores, sempre de forma simples e bem humorada. O jogador evolui de “sardinha” – o nível mais baixo – a “tubarão” – o mais alto, à medida que conquista seguidores, recebe medalhas, cumpre desafios e realiza operações lucrativos.

Em fevereiro, a BM&FBovespa lançou, também, uma versão para redes sociais do aplicativo SimulAção. Integrado ao Facebook e ao Orkut, o aplicativo é um simulador de compra e venda de ações que oferece aos participantes uma quantia virtual para a composição de uma carteira de investimentos, para dar uma ideia de como funciona o mercado de ações.