Gustavo Bacchin

O gaúcho Gustavo Bacchin retorna ao Brasil, depois de sete anos em Londres, para assumir como diretor de Operações da Cadastra, agência de Search Engine Marketing com escritórios em Porto Alegre e São Paulo.

Na capital britânica, Bacchin atuou como Head de SEO (Search Engine Optimization) e SMM (Social Media Marketing) de empresas como Ladbrokes, Isango! e Intercasino.

Agora, será também VP de Produtos do DBG – Digital Branding Group, grupo de comunicação e performance digital que controla a Cadastra e outras três empresas.

“Nestes sete anos na Inglaterra, tive a oportunidade de gerenciar projetos e equipes nos mercados mais competitivos do mundo”, relata o executivo. “Trago tudo o que há de novo lá fora ao Brasil para contribuir com o crescimento da empresa”, acrescenta o profissional, que também é editor executivo do portal SEMBrasil.

Focada em performance online, a Cadastra está presente no mercado há dez anos e oferece serviços como otimização de sites, links patrocinados, webanalytics, social media marketing, consultoria em usabilidade e comparadores de preço.

Com a vinda do novo diretor, a Cadastra e o DBG passam a contar com uma gestão familiar: o irmão de Gustavo, Thiago Bacchin, é presidente do Grupo e CEO da empresa especializada em SEM.

Este ano, a Cadastra planeja expandir em 60% a sua  área de SEO, que atualmente representa cerca de 40% do faturamento da companhia, contando com 35 clientes. Além disso, a meta é incrementar em cerca de 150% a participação de SMM na receita.

Para o SMM, a expectativa de crescimento está voltada ao aumento do investimento de empresas diversas em relacionamento via Internet e na expansão do comércio eletrônico brasileiro.

“A participação nas vendas de ações de ativação nas redes sociais geralmente corresponde a 0,15% e 2% da receita total mensal de um e-commerce. O resultado varia conforme o tipo de produto comercializado, o tamanho da loja, produtos e a estratégia adotada pelo e-commerce nas redes”, esclarece Gustavo Bacchin.