Cesar Siqueira AndersonFoto: Divulgação

A Lojas Colombo abriu nesta segunda-feira, 26, sua primeira loja física com vendas exclusivamente pela web, na cidade de Serafina Corrêa, a 215 km da capital Porto Alegre.

 
A unidade é uma aposta da empresa em sua frente de maior faturamento: atualmente, o e-commerce é responsável por 17% do total de negócios da varejista, segundo o diretor de Vendas César Siqueira Anderson.
 
O novo formato, segundo ele, garante o apoio de uma estrutura física e consultores especializados para incentivar o fechamento de negócios na web, canal em que a rede cresceu 39% em 2011 e 46% nos dois primeiros meses de 2012, em relação ao mesmo período do ano passado.
 
“Nosso desempenho representa praticamente o dobro das projeções da e-Bit para o comércio eletrônico no Brasil em 2012, que deve crescer 25% no decorrer do ano”, salienta Anderson.
 
No primeiro bimestre do ano, as vendas online da varejista gaúcha foram impulsionadas pelas linhas de telefonia, áudio/vídeo e informática, que estão no foco dos mais de dez mil produtos que abre vendendo a nova unidade de Serafina Corrêa.
 
O gerente Regional de Vendas da Colombo, Anderson Salvadori, explica que a escolha da cidade para início deste tipo de operação se deu em função da estrutura logística que a rede já possui na região.
 
“Municípios vizinhos já contam com a presença de lojas físicas. A forte presença da marca e a otimização dos investimentos em mídia também contribuíram para a cidade sediar a Colombo Online”, conta Salvadori. 
 
Não é de hoje que o e-commerce é aposta da rede varejista, que possui 330 lojas físicas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais, o que deve aumentar em 2012, quando a meta é abrir 20 unidades e um novo centro de distribuição em Limeira, no interior paulista. 
 
A rede, que não abre números de faturamento, mas divulga que cresceu 9% em vendas gerais em 2011 e 109% no resultado líquido, sobre o ano de 2010, iniciou investimento forte na Internet há aproximadamente três anos. 
 
No ano retrasado, porém, a companhia decidiu reforçar a estratégia, renovando o portal de vendas e lançando o m-commerce, o que alavancou as vendas via web em cerca de 67% sobre 2009.
 
A renovação da presença online da Colombo ficou a cargo da Cadastra, empresa do Digital Branding Group (DBG) que assumiu, em contrato full service a conta de marketing digital da rede varejista.
 
E deu resultado, segundo Anderson.
 
“Em 2011, além de nosso portal ser um dos que mais cresceram no país, também conquistamos o prêmio Loja Diamante na Internet, concedido pela e-Bit através da avaliação dos próprios consumidores”, comemora o diretor.