Apesar da crescente força do internet banking, os bancos ainda têm uma atuação tímida nas redes sociais.

Segundo levantamento da empresa MITI Inteligência em mídias sociais, os cinco bancos brasileiros com a maior presença em mídias sociais geraram apenas 50 mil interações entre 15 e 27 de junho.

Foram pesquisados o Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Itaú e Caixa Econômica Federal.

Pelo período de quase duas semanas, a presença das marcas foi monitorada em sites como Twitter, Facebook, Youtube, LinkedIn e Reclame Aqui, além de blogs e fóruns.

Santander, o mais pop
De acordo com o estudo, o Santander foi o mais citado durante o monitoramento.

Foram 27,5 mil menções, ou seja, mais de 50% de todo o conteúdo capturado no período, mostrando uma supremacia nas redes dentre as marcas avaliadas.

No Twitter, Facebook e LinkedIn, o banco conta com mais de 26,7 mil seguidores, 11,3 mil fãs e 25,5 mil contatos, respectivamente. Para Elizangela Grigoletti, gerente de inteligência e marketing da MITI Inteligência, o desempenho é um reflexo do investimento em mídias sociais da instituição.

“As empresas que investem na web e integram suas campanhas on-line e off-line conseguem resultados bem mais positivos”, observa Elizangela.

O segundo banco mais citado no período foi o Bradesco (16% das interações), seguido pelo Banco do Brasil e Itaú, com quase 12% do total de comentários cada.

A Caixa Econômica não atingiu 2% de todas as interações capturadas, entretanto, é o segundo banco com maior número de membros em sua comunidade no Orkut, rede social com grande participação da classe C. São mais de 28 mil membros, atrás apenas do Banco do Brasil, com 29 mil membros.

Tamanho não quer dizer nada
De acordo com Elizangela, o estudo comprova que a força de mercado não está ligada à presença nas mídias sociais.

O Banco do Brasil – maior banco brasileiro, com ativo de quase R$ 700 bilhões – reúne pouco mais de 60 mil usuários nos seus canais oficiais no Facebook, Twitter e Orkut.

Isso representa menos de um terço dos fãs que a companhia aérea Azul tem apenas no Facebook (a empresa é referência na atuação por ter um dos dez maiores perfis corporativos no Facebook Brasil).

No ano passado, as transações de internet banking representaram 23% do total, ficando atrás apenas das realizadas em caixas eletrônicos (31,9%).