O faturamento mundial com as mídias sociais deverá chegar a US$ 10,3 bilhões nesse ano, segundo dados do Instituto Gartner.

Se confirmado, o indicador representará uma lata de 41,4% sobre o movimentado no ano passado.

Conforme os analistas da empresa, a perspectiva para o ano de 2012 também é de crescimento, podendo chegar a US$ 14,9  bilhões. Para 2015, a expectativa é que esse mercado chegue a US$ 29,1 bilhões.

Na fatia por setor, o faturamento com propaganda deve se confirmar como a maior fonte de renda para a área, podendo chegar a US$ 5,5 bilhões em 2011, e aumentando para US$ 8,2 bilhões em 2012.

Os ganhos serão gerados por “display advertising” e comerciais em vídeo digital para dispositivos como PCs, celulares e tablets.

Já o faturamento com jogos sociais deverá chegar a US$ 3,2 bilhões em 2011e aumentar para US$ 4,5 bilhões em 2012.

A receita com assinaturas de Mídia Social deverá atingir US$ 236 milhões em 2011 e totalizar US$ 313 milhões em 2012. No entanto, poucos sites cobram mensalidade, sendo que a maioria o fazem por serviços premium.