Um ano após se associar ao Grupo RBS, que comprou 30% de participação na companhia, a Pontomobi Interactive revela novos planos de crescimento.

A empresa acaba de adquirir a Microways, especializada em jogos para celular; e a MobMidia, que desenvolve aplicativos para iPhones e smartphones, e se prepara para dobrar o faturamento em 2010, alcançando os R$ 10 milhões.

Além disso, a companhia focada em ações de mobile marketing também firmou há pouco uma nova parceria com a RBS para o lançamento da Mr. Postman, uma integradora de Serviços de Valor Adicionado (SVA), que oferecerá ações de conectividade e interatividade com o público para rádios, TVs, jornais e portais web, como conteúdo para download, entre outras formas de relacionamento.

Dentro de dois anos, a meta é fazer da Mr. Postman a principal do Sul em seu segmento. Já em cinco anos, o plano é chegar a uma das três maiores do país.

E isso é apenas o segundo ano de atuação da empresa, que segundo o diretor geral, Leo Xavier, passou a contar com 34 colaboradores depois das recentes transações, mantendo escritórios em São Paulo, Recife e Porto Alegre.

A Pontomobi desenvolve projetos envolvendo SMS, bluetooth, internet móvel, aplicativos, torpedos de voz e QR-Code.

“Nosso foco é atender às principais agências tradicionais e digitais do mercado”, conta Xavier. “Para tanto, é importante produzirmos campanhas nas mais diversas plataformas, e só se consegue isso a partir da reunião de talentos. Logo, o caminho natural para o crescimento é a aquisição de players especializados”, declara o diretor.

Ainda segundo o executivo, o crescente interesse de anunciantes pelo desenvolvimento de aplicativos e o sucesso das App Stores fazem da estratégia de aquisições da Pontomobi um tiro certeiro.

A MobMidia, por exemplo, é uma start-up recifense que desenvolve aplicativos para iPhone, Blackberry, Symbian, Android e Windows Mobile. Mesmo com a venda da empresa, os atuais sócios, Pedro Nunes e Pedro Macêdo, continuarão à frente do negócio, garante Xavier.

A Microways, por sua vez, é de São Paulo. A empresa também manterá no comando o norueguês Robert Restad, que atua no mercado brasileiro desde 2005 e foi responsável por diversos mobile advergames para marcas como Audi, Nescau, Petrobras, Volkswagen e IBM, entre outras.

“O valor do advergame está na conquista do tempo do consumidor nos momentos de ócio, a partir do ganho de share of hardware, um espaço nobre no aparelho que acompanha o consumidor o tempo todo”, comemora o diretor da Pontomobi.

E a Mr. Postman?
A nova integradora de Serviços de Valor Adicionado (SVA) terá como diretor Rafael Magdalena, executivo que já ocupou postos nas operadoras Claro e Brasil Telecom, além ter sido CEO da Pure Bros.

A empresa terá sede em Porto Alegre e oferecerá serviços de interatividade, aplicações e conectividade para veículos de mídia, agregadores e empresas.

Na carteira
A Pontomobi já realizou trabalhos para empresas, marcas e eventos de peso, como Natura, Mitsubishi FM (rádio que a montadora mantém em São Paulo em parceria com o Grupo Bandeirante), Top of Mídia 2009 – RS, Maximídia, Programa Urbano, do Multishow; e Ades.