Dados da consultoria e-Bit indicam que as vendas de final de ano da internet desaceleraram pela metade em 2011. Foi registrado 18% de crescimento, frente 40% do ano passado.
O volume de vendas chegou a R$ 2,6 bilhões.
Mesmo assim, o ritmo de crescimento das vendas pela web foi maior que o das lojas do mundo real, indica o jornal Folha de S. Paulo. O comércio eletrônico só não cresceu mais devido à crise de confiança pelos atrasos nas entregas iniciados no Natal do ano passado.
Essas falhas persistiram ao longo deste ano e obrigaram as principais empresas do ramo a montar uma "operação de guerra" para evitar problemas que arranhassem mais a credibilidade.
A B2W (Americanas.com, Submarino e Shoptime), por exemplo, diz a Folha, reforçou os centros de distribuição, investiu em automação, contratou funcionários e fechou contratos de exclusividade.
Segundo Maurício Vargas, presidente do Reclame Aqui, levantamento do site mostra que os principais portais conseguiram conter a crise de confiança.
Mais da metade das compras (52%) foi determinada pelo fator "preço", diz a Folha. A credibilidade foi o segundo item que pesou na hora da compra (17%). Em terceiro, ficou o prazo de entrega (10%).
Leia a matéria completa da Folha (para assinantes) nos links relacionados abaixo.
Alta no e-commerce desacelera
Dados da consultoria e-Bit indicam que as vendas de final de ano da internet desaceleraram pela metade em 2011. Foi registrado 18% de crescimento, frente 40% do ano passado.
O volume de vendas chegou a R$ 2,6 bilhões.
Mesmo assim, o ritmo de crescimento das vendas pela web foi maior que o das lojas do mundo real, indica o jornal Folha de S. Paulo. O comércio eletrônico só não cresceu mais devido à crise de confiança pelos atrasos nas entregas iniciados no Natal do ano passado.
Veja também
Buscapé: Google está trapaceando
O Buscapé entrou com representação na Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça contra o Google, acusando a multinacional americana de práticas anticompetitivas na promoção do seu serviço Google Shopping.
Segundo informações do Estadão, a primeira queixa é que apenas os produtos do Google Shopping aparecem com foto na página de busca do Google, o que os tornam mais atraentes aos internautas.
E-commerce gaúcho fora da Black Friday
Em plena onda de Black Friday na web brasileira, os varejistas gaúchos não aproveitam a chance de se divulgar fora da fronteira.
Campanha tradicional no varejo norte-americano e em adoção crescente pelo e-commerce brasileiro desde o ano passado, a Black Friday realiza promoções de até 70% em diversos produtos.
FIPE e Buscapé mensuram e-commerce no BR
A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) apresentou nesta sexta-feira, 01, em parceria com o Buscapé, um novo índice para mensurar o comércio eletrônico no Brasil, chamado de Índice Fipe Buscapé.
O Fipe Buscapé levou oito meses para ser desenvolvido e irá monitorar 11 milhões de produtos à venda no Brasil.
Cinco TI: incorporações à vista
A Cinco TI quer ser fornecedor completo de soluções de TI, completando a atual oferta, baseada em hardware, com software e serviços e fomentando a meta de faturar acima de R$ 170 milhões em cinco anos. Para tanto, incorporações estão na mira.
A companhia já mantém conversas com as porto-alegrenses Sthima e Infra TI, que hoje atuam como parceiras, mas em breve deverão integrar a marca Cinco TI.
Black Friday fatura R$ 100 milhões
A Black Friday brasileira superou as expectativas do e-commerce.
Segundo a consultoria e-Bit, o faturamento do dia de promoções inspirado nas ações das lojas norte-americanas foi de R$ 100 milhões - 88% a mais que em 2010.
O hotsite criado para a Black Friday registrou mais de seis milhões de cadastrados, picos de 210 mil acessos por segundo e 237 mil pedidos.
Startup gaúcha leva investimento da Telefónica
Uma equipe de Porto Alegre está entre os dez grupos selecionados no Wayra Brasil, iniciativa da Telefônica para identificar e investir em startups da área de inovação e tecnologia.
As equipes de cada um dos projetos receberão entre US$ 30 mil e US$ 70 mil para por em prática suas ideias, além de contar com espaço físico, infraestrutura, apoio à gestão e ferramentas concedidas pela Telefónica.
Ibope: solução monitora e-commerce do BR
O Ibope Media lançou nesta quarta-feira, 30, o E-tail Report, ferramenta que mensura o comportamento dos consumidores online, e traz informações sobre os hábitos dos usuários nos principais sites de comércio eletrônico do Brasil.
A solução apresenta dados de fluxo de consumo de lojas de comércio eletrônico, incluindo o volume de itens mais visualizados nas vitrines e de forma detalhada, além de informar a quantidade de itens adicionados no carrinho e efetivamente comprados.