O provedor de hospedagem CentralServer, de Curitiba, projeta crescer 40% sobre os R$ 5 milhões faturados em 2011, chegando a cerca de R$ 7 milhões. 
 
Para tanto, a empresa que hoje hospeda cerca de 20 mil domínios e presta serviços a cerca de nove mil clientes, aposta em novidades, uma delas, o acompanhamento do protocolo IPv6, sucessor do IPv4.
 
Em 2011, a entidade que controla a distribuição dos endereços IP no mundo, a Internet Assigned Number Authority, divulgou que forneceu os últimos lotes de IPv4 aos continentes.
 
No Brasil, o NIC.br recomenda que todos os provedores, operadoras, portais e prestadores de serviços de Internet adequem suas estruturas e soluções ao novo padrão de conectividade até, no máximo, 2013. 
 
Conforme Juliano Simões, diretor de Tecnologia da CentralServer, a companhia já aderiu à demanda, realizando uma bateria de testes com o IPv6 ao longo de fevereiro.
 
Os testes fizeram parte de um projeto que reuniu provas coordenadas de funcionamento do protocolo por portais web, provedores de acesso, serviços de internet e usuários finais. 
 
Na empresa curitibana, foram feitos diversos testes de conectividade com o novo protocolo, que confirmaram a viabilidade de operação dos sites em modo dual-stack, ou seja, com IPv4 e IPv6 funcionando em paralelo.
 
“Objetivamos dar continuidade à implantação dual-stack nos domínios que hospedamos, o que deve ser concluído até o fim deste ano”, ressalta Simões.
 
O IPv6 utiliza 128 bits e possibilita mais de 340 combinações de endereços.
 
Conforme Simões, a expectativa é que em até três anos não haja mais endereços IPv4 em uso.
 
A adaptação ao novo protocolo é a aposta da empresa, que tem cerca de 50% de sua receita vinda do negócio de hospedagem de domínios (web, FTP, bancos de dados e e-mail.
 
Outros 50% vêm da hospedagem de servidores físicos e virtuais, em ambiente de cloud computing.
 
Para tanto, a CentralServer mantém um data center de 1 mil m2 em Curitiba, onde são hospedados mais de 400 servidores, dos quais 200 são físicos. 
HTTP://www.centralserver.com.br