Pesquisa da WBI Brasil sobre os hábitos de navegação dos consumidores brasileiros mostra que a preferência por links patrocinados em resultados de buscas cresce 30,6%, em relação à edição passada.

Foram 14,55% dos participantes clicando nos anúncios online, na pesquisa atual.

Apesar do aumento, a busca orgânica – leitura da listagem apresentada – nos resultados da pesquisa segue em disparada, com 85,45% da preferência dos usuários analisados pela WBI.

Segundo o diretor presidente da WBI Brasil, Paulo Kendzerski, esse crescimento deve-se, especialmente, à qualidade das campanhas de links patrocinados e o fato de os resultados orgânicos não atenderem à necessidade de busca do usuário no momento da pesquisa.

Ele cita como exemplo o usuário que pesquisa por uma TV LED de 40 polegadas de uma marca específica.

“Ele já está decidido a comprar aquele produto. Quando ele encontra na resposta orgânica apenas blogs ou sites de conteúdo, opta por clicar nos anúncios porque sabe que ali estão empresas oferecendo exatamente o que ele procura”, assinala.

Sobre os links patrocinados, Kendzerski enfatiza que a qualidade dos anúncios evoluiu muito nos últimos anos, chamando mais a atenção do usuário.

“Com melhores anúncios, a tendência é de um aumento na preferência por esse tipo de mídia”, diz.

Quanto à preferência do público em relação aos buscadores, o Google lidera com folga nesse quesito, com 93,61% das menções, seguido pelo Yahoo! (1,08%), Buscapé (1,04%), Bing (0,27%) e Outros (4%).

Sobre o caminho percorrido pelos usuários, houve a constatação de que 48,3% seguiram até a terceira página, 33,65% até a segunda e 18,05% permaneceram na primeira página apresentada.

Chamado de Raio-x do E-commerce – Quem é quem na mente do consumidor, o estudo é realizado anualmente e coletou 3.854 respostas junto aos participantes das edições do Café COM Internet realizadas em 2011 em São Paulo, Rio de Janeiro, Blumenau e Porto Alegre.

O público ouvido pela pesquisa é composto, em sua maioria, por executivos de negócios e profissionais das mais diversas áreas de atuação.