O serviço de mensagens instantâneas Windows Live Messenger - MSN vai ganhar funções de rede social.
Apresentado nesta quarta-feira, 28, pelo presidente da Microsoft, Steve Ballmer, em evento em São Paulo, o novo programa terá também função de chat com vídeo em alta resolução - HD, e permitirá visualizar dentro de seu ambiente o conteúdo de outros serviços on-line como LinkedIn, MySpace, Twitter, YouTube e Flickr.
A nova versão ainda se integrará ao Facebook, rede da qual a Microsoft é detentora de 1,6% das ações, compradas em um acordo de US$ 240 milhões em 2007.
Principais mudanças
Integrado ao chamado Wave 4, conjunto de aplicativos on-line da Microsoft – que inclui também o e-mail gratuito Hotmail e as ferramentas de edição de foto e vídeo Windows Live Essentials – o programa traz como novidades a melhor integração com o Windows 7, permitindo o acesso a contatos prediletos diretamente na barra de ferramentas do sistema operacional, além das janelas individuais dos chats que agora serão agrupadas em abas, todas numa mesma janela.
Na nova janela social, será possível ver todo o conteúdo enviado pelos contatos para sites como Facebook, Flick e Twitter, por exemplo. Haverá opção de filtrar o conteúdo, dando preferência para fotos e textos enviados pelos contatos mais próximos.
Em relação ao Orkut, rede social da concorrente Google, o diretor da divisão Windows Live, Dharmesh Mehta, afirmou que a proposta é trabalhar com todos os sites, mas que por enquanto a rede não estará integrada.