Novo MSN ganha integração com redes sociais

29/04/2010 10:40

O serviço de mensagens instantâneas Windows Live Messenger - MSN vai ganhar funções de rede social.

Apresentado nesta quarta-feira, 28, pelo presidente da Microsoft, Steve Ballmer, em evento em São Paulo, o novo programa terá também função de chat com vídeo em alta resolução - HD, e permitirá visualizar dentro de seu ambiente o conteúdo de outros serviços on-line como LinkedIn, MySpace, Twitter, YouTube e Flickr.

Tamanho da fonte: -A+A

O serviço de mensagens instantâneas Windows Live Messenger - MSN vai ganhar funções de rede social.

Apresentado nesta quarta-feira, 28, pelo presidente da Microsoft, Steve Ballmer, em evento em São Paulo, o novo programa terá também função de chat com vídeo em alta resolução - HD, e permitirá visualizar dentro de seu ambiente o conteúdo de outros serviços on-line como LinkedIn, MySpace, Twitter, YouTube e Flickr.

A nova versão ainda se integrará ao Facebook, rede da qual a Microsoft é detentora de 1,6% das ações, compradas em um acordo de US$ 240 milhões em 2007.

Principais mudanças

Integrado ao chamado Wave 4, conjunto de aplicativos on-line da Microsoft – que inclui também o e-mail gratuito Hotmail e as ferramentas de edição de foto e vídeo Windows Live Essentials – o programa traz como novidades a melhor integração com o Windows 7, permitindo o acesso a contatos prediletos diretamente na barra de ferramentas do sistema operacional, além das janelas individuais dos chats que agora serão agrupadas em abas, todas numa mesma janela.

Na nova janela social, será possível ver todo o conteúdo enviado pelos contatos para sites como Facebook, Flick e Twitter, por exemplo. Haverá opção de filtrar o conteúdo, dando preferência para fotos e textos enviados pelos contatos mais próximos.

Em relação ao Orkut, rede social da concorrente Google,  o diretor da divisão Windows Live, Dharmesh Mehta, afirmou que a proposta é trabalhar com todos os sites, mas que por enquanto a rede não estará integrada.

Lançamento deve ocorrer em 2010

O novo Messenger não tem data de lançamento definida. Segundo informações da Microsoft, o programa está em fase interna de testes, que deve ser expandida ao longo do ano, sendo que os usuários poderão utilizá-lo ainda em 2010.

O Brasil foi o local escolhido para o anúncio por ser o país com o maior número de usuários ativos do Messenger.

De acordo com o diretor geral do grupo de serviços on-line da Microsoft Brasil, Osvaldo Barbosa de Oliveira, 46 milhões de brasileiros utilizam o Messenger. Em todo o mundo, o sistema conta com 320 milhões de usuários. “Hoje, 25% do tempo gasto pelo internauta brasileiro é com o Messenger”, diz Oliveira.

Veja também

MSN hackeado? Site recomenda mudar senhas
A Microsoft admitiu nesta segunda-feira, 05, que está investigado alegações de que milhares de senhas do serviço MSN foram hackeadas e divulgadas na internet.

"Estamos investigando a situação e tomaremos as medidas apropriadas o mais rápido possível", afirmou um porta-voz da Microsoft à BBC.

Segundo o site Neowin, na quinta-feira, 01, mais de dez mil contas do Windows Live Hotmail foram publicadas no site Pastebin - usado para desenvolvedores compartilharem trechos de códigos.
MSN é bloqueado em cinco países
A Microsoft bloqueou o uso do comunicador instantâneo Windows Live Messenger em Cuba, Síria, Irã, Sudão e Coreia do Norte, países que estão sujeitos a sanções dos Estados Unidos.

Segundo comunicado da empresa divulgado na sexta-feira, 22, usuários nos cinco países não conseguirão mais se autenticar ao serviço.  A empresa, no entanto, não comentou as razões pelas quais bloqueou o serviço ou por quanto tempo manterá o bloqueio.
MSN Música reúne rádio e rede social
A Microsoft apresenta nesta semana o novo MSN Música. Resultado de uma parceria entre Microsoft e o site Cyloop, o novo site consiste em uma rede social que permite ao usuário criar seu perfil, rádios, playlistsa, além de compartilhar e acompanhar as atividades de seus contatos e artistas preferidos.
MSN Brasil ganha nova versão para celular
Os usuários das operadoras Oi e Vivo já podem ter acesso à nova versão do MSN Brasil para internet móvel. Os usuários poderão conferir os novos layouts dos canais Notícias, Esportes, Cinema, Astrologia, Dinheiro, Entretenimento e Previsão do Tempo por meio do Portal de cada operadora.

A novidade faz parte de uma estratégia com foco em serviços online para os usuários de aparelhos celulares.