Usuários do Internet Explorer 6 tem um QI inferior aos dos internautas que optam por outros navegadores, aponta teste gratuito de QI disponibilizado na web.

O levantamento foi realizado pela consultoria psicométrica AptiQuant, levando em consideração o QI médio dos participantes, de acordo com o browser escolhido.

Divulgado pelo site Mashable, o estudo analisou resultados de testes de QI de 101.326 pessoas com mais de 16 anos. Elas foram agrupadas de acordo com o tipo de browser que utilizaram durante o teste, diz o IDG Now.

O navegador cujos usuários apresentaram, em média, o QI mais baixo foi o caduco Internet Explorer 6: pouco mais de 80 pontos, praticamente o mesmo do IE7.

Usuários das versões 8 e 9 do IE alcançaram o patamar de QI 90. Usuários de Firefox, Chrome e Safari apresentaram, em média, níveis de QI entre 100 e 120.

O líder entre os navegadores, segundo a média de QI de seus usuários, foi o navegador Opera - que, com mais de 120, superou por leve vantagem o browser alternativo Camino.

Os testes de QI foram aplicados online e de forma gratuita por quatro semanas, apenas em países de língua inglesa. Além disso, as pessoas não foram avisadas de que estavam participando de um estudo.