A Microsoft vai lançar uma versão beta do Internet Explorer 9 em setembro. É o que afirmou um executivo da empresa nesta quinta-feira, 29.

Se o cronograma estiver preciso, o IE9 beta virá com um mês de atraso - especulações davam seu lançamento como certo em agosto. O palpite surgiu em parte por causa dos slides PowerPoint sobre o Windows 8 que teriam vazado da Microsoft.

Ainda na quinta-feira, 29, Kevin Turner, COO da Microsoft, disse que o IE9 chegaria à fase beta no outono do hemisfério Norte - o que corresponde à primavera no Brasil.

“Estamos realmente excitados em relação ao IE9, que atingirá a fase beta e virá em setembro”, disse Turner, valorizando a recente reviravolta do Internet Explorer ao afirmar que o navegador ganhou mercado nos últimos dois meses.

De acordo com a empresa de métricas na web Net Applications, o IE aumentou sua fatia global em 0,6% em junho – um recorde. Contudo, para a empresa, o IE perdeu – e não ganhou – terreno em maio.

Em 30 de junho, o IE respondia por 60,3% de todos os navegadores utilizados durante aquele mês.

Desde março, quando a empresa apresentou uma versão preliminar e para desenvolvedores do IE9, a empresa atualizou seu navegador duas vezes. A mais recente foi no fim de junho. As informações são do IDG Now!.