
Empresas gaúchas se uniram para formar profissionais. Foto: Pexels.
O programa +praTI, iniciativa de 20 das empresas de tecnologia mais importantes do Rio Grande do Sul para a formação de mão de obra em informática, será lançado oficialmente nesta terça-feira, 1º de setembro.
Ainda é possível se inscrever na apresentação, que acontece em um webinar às 19h.
O +praTI visa a formação de desenvolvedores Java, com perspectiva de trabalho nas empresas participantes.
A capacitação tem 200h de conteúdo previsto para durar entre 10 e 12 semanas, começando com uma introdução básica ao tema tecnologia, com 20h, passando para lógica de programação, com 100h, finalizados com programação Java, com mais 60h.
A lista dos mantenedores reúne pesos pesados do setor de tecnologia gaúcho, como Processor, CWI, DBServer, E-Core, Ilegra, Umov.me e Deliver IT; as operações de tecnologia de grandes empresas como Sicredi e Panvel, além de 4All e Zenvia, provavelmente as duas startups gaúchas com mais projeção no momento.
A primeira turma de 50 alunos oriundos do CIEE já está em andamento e é considerada o teste oficial do programa.
A ideia é abrir o programa e escalar o uso da plataforma, afirma a organização do +praTI, sem abrir metas, atingindo tanto jovens que estão entrando no mercado de trabalho como profissionais com experiência querendo uma mudança de rumos.
O conteúdo do curso é oferecido pela Fundação Bradesco e é on-line, combinado com mentorias para a turma.
A estimativa dos organizadores é que haja 5 mil vagas de tecnologia em aberto no Rio Grande do Sul, um problema que vem de longe, assim como as tentativas do setor de TI de se articular buscando uma solução.