Leitor reclama de irresponsabilidade do Terra

Um leitor do Baguete, que presta serviços de TIC para a Vitesse, empresa do grupo Flamarpar, escreveu ao site para reclamar do Terra Empresas. Segundo ele, o portal demorou demais na migração de servidores, deixando fora do ar sites hospedados, inclusive o da companhia para a qual trabalha.
24 de agosto de 2007 - 10:41
Um leitor do Baguete, que presta serviços de TIC para a Vitesse, empresa do grupo Flamarpar, escreveu ao site para reclamar do Terra Empresas. Segundo ele, o portal demorou demais na migração de servidores, deixando fora do ar sites hospedados, inclusive o da companhia para a qual trabalha. Como todos os pedidos de representantes da organização são feitos pela página, os negócios teriam sido prejudicados.

De acordo com o leitor, há um mês o Terra enviou a seus clientes de hospedagem um e-mail avisando sobre uma migração de servidores. Já na manhã desta quinta-feira, 23, outra mensagem avisou que o processo havia sido concluído. Porém... “Logo em seguida, o telefone começou a tocar, e o problema: banco de dados MySQL fora do ar”, conta o reclamante. “Tentei resolver o problema a tarde toda com o suporte por telefone e nada. A única notícia é que o site estava em processo de migração e a previsão de voltar ao ar era de três dias. TRÊS DIAS! Os caras estão loucos!”, indigna-se.

O leitor reclama, ainda, que a demora de três dias no serviço de migração não foi comunicada anteriormente. “Se eu soubesse com antecedência, já tinha migrado para outro servidor antes de fazer essa maldita alteração”, indigna-se.

“Enfim, estou muito indignado. Espero que minha reclamação se torne pública. Eles não podem trabalhar de forma tão irresponsável assim, sem gerenciar o mínimo de risco. Essa falta de profissionalismo só denigre a imagem da TIC perante as demais áreas”, desabafa o leitor, ao finalizar sua mensagem enviada ao Baguete.

Mais um
Também por e-mail ao Baguete, o leitor M.C. reclama que “em termos de hospedagem, Terra e Problema são sinônimos”. Isto porque, segundo ele, na migração de servidores o portal altera também as senhas e usuários de conexão com o banco de dados. “Tivemos que modificar tudo isso nos códigos. Depois passou a funcionar perfeitamente”, destaca o reclamante. 
 
No entanto, M.C. revela que um problema mais grave aconteceu a dois de seus clientes. “Os sites www.margs.org.br e www.robertoschultz.com.br foram invadidos por hackers, que deixaram mensagens pouco amistosas nos Index. No caso do Margs, ajustei o arquivo na primeira vez que aconteceu. Logo em seguida, o hacker deixou uma mensagem mandando que o admin parasse de arrumar o site. Xingou até minha mãe. Mudamos as senhas de FTP e do banco e voltou a funcionar. No entanto, passou mais 10 dias e o site foi hackeado de novo. Mudamos novamente as senhas, mas me parece ser uma questão de tempo até que entrem novamente”, relata o leitor.
 
No outro site, conta M.C., o hacker mudou o index e o arquivo interno.php, o que impediu o perfeito funcionamento da página. “Depois da invasão, mudamos a senha, corrigimos os arquivos e até agora está tudo OK. Vamos ver por quanto tempo”, sugere.

O Baguete entrou em contato com a assessoria de imprensa do Terra, para obter uma posição da empresa. Até o momento, porém, não houve manifestação.