IOT

Mediatek: chips para controlar a casa

18 de junho de 2014 - 11:28
Novos chipsets podem controlar a casa. Foto: flickr.com/_fabrizio_

Novos chipsets podem controlar a casa. Foto: flickr.com/_fabrizio_

A Mediatek, empresa de semicondutores fabless, anunciou a comercialização de dois chipsets para o segmento doméstico inteligente. O MT7688 e o MT 7681 são projetados para facilitar a incorporação em aparelhos domésticos pequenos e simples, tais como luminárias, fechaduras inteligentes e plugues.

O MT7688 permite acionar aparelhos domésticos inteligentes mais complexos e que transmitem mais dados, como câmeras IP e sistemas de vigilância doméstica.

Baseado em Linux, o dispositivo proporciona ao chipset uma pilha de protocolo abrangente que permite o desenvolvimento rápido de aplicativos. Além disso, o dispositivo suporta o aplicativo Smart Connection, da MediaTek.

Já o MT7681 é o menor chipset IEEE 802.11n do mundo, projetado para aplicativos do mercado doméstico inteligente. O chipset suporta serviço de rede para dispositivos com design minimalista.

Conta com uma unidade integrada de gerenciamento de energia, amplificador de potência, amplificador de baixo ruído e chave de RF incorporada, para reduzir o tamanho do módulo e exigência de conhecimento de projetos de RF.

"O MT7688 e MT7681 colocam a Mediatek em uma posição favorável para entrar no mercado doméstico inteligente. Para esses eletrodomésticos inteligentes funcionarem verdadeiramente, eles têm de consumir pouca energia e serem altamente integrados", observou SR Tsai, gerente geral da unidade de negócios de conectividade da Mediatek.

Os produtos lançados não só permitem que a MediaTek entre no mercado doméstico inteligente, mas também aproveita as oportunidades criando um portfólio completo de produtos que eleva a experiência do usuário de casas inteligentes a novos patamares.

Com mais de 6,5 mil funcionários - no Brasil a produção é terceirizada - a MediaTek registrou em 2012 cerca de 110 milhões de chips comercializados mundialmente. A expectativa para 2013 é que este número chegue aos 200 milhões.

Sediada em Taiwan, a empresa conta com subsidiárias de vendas e pesquisa nos EUA, China, Cingapura, Índia, Japão, Coreia do Sul, Dinamarca, Inglaterra, Suécia e Emirados Árabes.