Jair Porfírio, diretor de Operações da Flexxo

A Flexxo Centro de Capacitação em TI, de Caxias do Sul, firmou uma parceria com a iPlace, divisão do Grupo Herval focada em Apple, para a oferta de curso de Desenvolvimento iOS.

O curso, do qual na primeira turma participaram oito alunos, já tem outras três edições programadas, uma delas com início em 12 de abril, e prepara para desenvolver aplicativos para iPhone, iPad e iPod.

“Na loja iPlace de Caxias do Sul, onde ocorrem os cursos, os alunos contam com laboratório de padrão Apple, com um computador e um iPod Touch para cada, o que permite testar aplicações desenvolvidas”, comenta Jair Porfírio, diretor de Operações da Flexxo.

A formação tem 40 horas e é ministrada por Guilherme Vieira, proprietário da Flip Studio, agência caxiense especializada em aplicativos para dispositivos móveis.

Além do curso em iOS, a Flexxo também capacita em desenvolvimento para plataforma Android.

Aposta certa
De boba, a companhia caxiense não tem nada: atira para todos os mais promissores lados do mercado de aplicativos móveis.

Basta ver pelos dados de mercado: conforme pesquisa da ABI Research, no terceiro trimestre de 2011 o iOS respondeu por 33% dos apps baixados no mundo.

Um share respeitável, porém menor do que o do Android, cuja participação de mercado no mesmo período ficou em 44%.

Ou seja: formar em desenvolvimento para os sistemas da Apple e do Google é o próprio ganha-ganha para o centro caxiense, de olho em um filão que vai requerer cada vez mais profissionais, segundo avalia Porfírio.

Análise que se embasa em dados como estes, também divulgados pela ABI Research: em 2011, o número de aplicativos móveis baixados pelos usuários no mundo mais que triplicou em relação a 2010, totalizando 29 bilhões.

De acordo com a consultoria, no fim do ano passado o número de aparelhos com Android excedeu o de iPhones em uma relação de 2,4 para um.

A projeção é que essa diferença aumente para três para um até 2016.

Parcerias VIP

A Flexxo foi fundada em 2008, por três sócios saídos da Datasul.

Da sociedade original, somente Porfírio se mantém, ao lado de um novo sócio, Roberto Novello, que ingressou na companhia no último ano, após trabalhar por 16 anos na Focco Sistemas.

Além da parceria focada em Apple, a companhia também fechou, em 2011, outras duas alianças, tornando-se centro autorizado Autodesk para cursos oficiais de Autocad, 3D Studio Max e Inventor; e também da Microsoft, no nível Gold Partner.

“Já somamos mais de 451 alunos nos cursos oficiais Microsoft e cerca de 154 nos cursos Autodesk”, destaca Porfírio.

Também recentemente, a empresa tornou-se parceira do Linux Professional Institute, passando a oferecer os cursos oficiais também desta linha.

Além disso, em 2011 o empreendimento caxiense também foi certificado como Centro Prometric.

“Agora os profissionais vêm até nós buscando mais que o conhecimento técnico: buscam também a comprovação de suas habilidades na forma de certificações internacionalmente reconhecidas”, comemora Porfírio.

Para dar conta da demanda, a Flexxo conta com dez salas de aula, que comportam até 15 alunos por turma.

A oferta também inclui treinamentos in company, que já foram realizados em clientes de cidades como Porto Alegre, Lajeado e Santana do Livramento, entre outras.