O aeroporto Salgado Filho, de Porto Alegre, está com problemas referentes à segurança e à violação de bagagens para furtos de objetos.

Segundo o jornal Zero Hora, no início do mês passado foi identificado o desaparecimento de um celular durante a retirada de bagagens de um avião da empresa Gol.

O furto do equipamento despertou a atenção da Policia Civil, que há seis meses já investiga casos semelhantes no aeroporto.

De acordo com Alex Gomes de Souza, bancário e proprietário do celular roubado, a companhia Gol foi procurada, mas mostrou descaso com o problema.

Conforme a Zero Hora, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) afirma não ter estatísticas sobre os roubos por se tratar de um assunto da responsabilidade das companhias e dos passageiros.

“Recuperei a agenda, mas perdi o aparelho que custa uns R$ 600. Não é um valor elevado, mas isso me causou transtornos e perda de tempo. Entrei com uma ação judicial contra a empresa. Pode ser que a situação melhore e outras pessoas não sejam lesadas”, afirma Souza, em entrevista ao jornal Zero Hora.

As investigações já estão em andamento sob o comando da delegada Camila Defaveri, que visa identificar os criminosos que agiriam no porão das aeronaves, área desprotegida de câmeras de monitoramento e da vigilância da Infraero.

Em nota, a Gol informa que está apurando o caso obedecendo à legislação vigente.

A companhia também “ressalta que orienta os seus clientes, por meio de speeches e banners informativos, a levar objetos de valor, dentre os quais celulares, na bagagem de mão, a conferir a etiqueta de identificação e a condição das bagagens antes de deixar a sala de desembarque”.

A operadora, também, disponibiliza em seu site todas as regras e orientações com relação à bagagem.

Finalizando, a empresa ressalta que “possui um rígido controle de rastreamento de bagagens e se mantém dentro dos menores índices de processos abertos do setor” e diz que lamenta “pelo desconforto causado e mantém-se à disposição para esclarecer dúvidas pela central do cliente (endereço nos links relacionados abaixo).