Com investimento total previsto de R$ 60 milhões, o Walmart Brasil inicia em Porto Alegre a construção do Sam’s Club Sertório, clube de compras criado pelo fundador da varejista, Sam Walton, em 1983.

A bandeira é inédita no Rio Grande do Sul e, só nesta operação, a meta do grupo norte-americano é criar 150 empregos diretos na capital gaúcha, além de outros 300 indiretos.

O empreendimento ficará localizado em parte do estacionamento do Hipermercado BIG Sertório, que também passará por diversas modificações no complexo viário local, além da ampliação da galeria comercial da loja.

O Sam’s Club é semelhante ao formato atacadista, e disponibiliza a clientes pessoa física e jurídica produtos importados e de marcas exclusivamente trabalhadas pela rede.

A nova operação da Sertório, que  tem previsão de inauguração para dezembro deste ano, receberá investimento de R$ 35,8 milhões, terá 22,4 mil m2 de área construída e 6,2 mil m2 de área de venda.

Em todo o Brasil, o Walmart pretende inaugurar 80 novas lojas este ano, com investimento de R$ 1,2 bilhão.

Só no estado, além do Sam’s Club  Sertório, já estão confirmadas as aberturas de lojas BIG em Sapiranga e TodoDia, em São Leopoldo.

As três unidades, somadas ao investimento no complexo viário e galerias comerciais do BIG Sertório, totalizam mais de R$ 100 milhões em investimento e mais de 450 vagas diretas de emprego geradas.

Desde 2005, a rede já investiu mais de R$ 426 milhões no mercado gaúcho, em 22 novas lojas, e outros R$ 146 milhões na reforma de 30 unidades.

Em todo o estado, o Walmart Brasil possui hoje 20,8 mil funcionários.

Sam’s Club
Conforme Jussara Timbola, diretora de Operações do Sam’s Club, a nova bandeira diferencia-se de um supermercado convencional nos tipos de produtos oferecidos – muitos só encontrados em casas especializadas.

Para comprar nesta divisão, o cliente, seja ele consumidor final ou comerciante, deve tornar-se sócio, por meio do pagamento de uma anuidade de R$ 45.

“O investimento é rapidamente compensado pela economia na cesta de compras”, garante Jussara. “Ao se tornar sócio, ele passa a participar de nosso Programa de Benefícios, que dá desconto em uma série de parceiros em todo o Brasil”, completa.

As três linhas de Marca Própria do Sam’s Club oferecem mais de 350 itens, divididos nas áreas Bakers & Chefs (food services), Sam’s (linha para revendedores, com produtos de mercearia e limpeza) e Member’s Mark (para o consumidor final, com itens variados - de rações a vestuário).