Das três empresas contempladas pelo Prêmio Proex Excelência edição 2010, concedido pelo Banco do Brasil a exportadores brasileiros que se destacam na participação do Programa de Financiamento às Exportações (Proex), duas são gaúchas.
Uma boa notícia, já que um ano atrás a Fiergs divulgou pesquisa indicando que as exportações gaúchas haviam tido, em novembro de 2009, a pior rentabilidade da década, com volume embarcado foi de R$ 1,6 bilhão, retração de 39% em relação ao mesmo mês de 2008.
O levantamento de 2010 referente a novembro ainda não foi divulgado.
Na cerimônia de entrega do Proex Excelência, realizada na quinta-feira, 02, a Werner Calçados, de Três Coroas, foi agraciada na categoria "Competitividade Externa". A companhia exporta para mais de 50 países.
Já em "Desempenho Comercial", a vencedora foi a Exportadora Bom Retiro, de Teutônia. A companhia atua com unidade também na Argentina.
A terceira premiada, em "Exportação Destaque", foi a Ulimax Esquadrias de Madeira, de Tietê-SP.
Além das empresas exportadoras, também foram premiadas as dependências do Banco do Brasil que se destacaram na divulgação do Proex. Foram homenageadas as agências Empresarial Vale dos Sinos (Novo Hamburgo), de Pará de Minas, e a Gerência Regional de Apoio ao Comércio Exterior, de Porto Alegre.