Tamanho da fonte: -A+A

A Qualistatus, empresa instalada na incubadora Raiar da PUC-RS, tornou-se o primeiro laboratório privado a ser reconhecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para análise de bebidas do Sul do país. 

 
A liberação foi concedida pela coordenação-geral de Apoio Laboratorial, da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério, objetivando o controle dos padrões de identidade e qualidade das bebidas importadas, incluindo vinhos, cervejas, vinagres, sucos e néctares.
 
Até 2010, esse tipo de análise era feita exclusivamente por laboratórios do governo. Hoje, o serviço é oferecido por empresas privadas, que precisam passar por controles de qualidade amparados pela  ISO/IEC 17025.
 
A Qualistatus é comandada pelas sócias Angela Cassales Pibernat e Cristiane Cassales Pibernat.
 
A Angela é formada em Engenharia Elétrica pela Ufrgs e tem passagem por empresas como Embrasul, Dell, Ferramentas Gerais e Digitel, nas quais atuou na área de materiais em projetos de implementação de sistemas de gestão ou com procedimentos de qualidade como ISO 9000 e PGQP .
 
Já Cristiane é engenheira química e mestre em Engenharia Química na área de Biotecnologia pela Ufrgs. Atua como professora na Uergs e teve passagem pelas áreas de qualdiade da Rede Metrológica e Bioensaios.