Tamanho da fonte: -A+A

Ricardo Felizzola, vice presidente da Fiergs, presidente do Conselho Diretor do PGQP e sócio fundador de empresas como Altus, Teikon e HT Micron, foi eleito “Empresário do Ano” pelo Jornal do Comércio.

O gaúcho é o mais jovem empresário a receber o título, que será entregue no dia 25 de maio, em cerimônia na Fiergs, em Porto Alegre. Antes dele, já foram contemplados nomes como Jorge Gerdau, Clovis Tramontina e Raul Randon.

Em seu último empreendimento, Felizzola liderou um pool de empresas brasileiras, formando uma joint venture com a sul-coreana Hana Micron, o que deu origem à HT Mícron.

A companhia é hoje a principal do país em encapsulamento e testes de semicondutores, com previsão de investimentos na casa dos US$ 200 milhões, geração de mais de 1 mil empregos diretos e faturamento de US$1 bilhão até 2014.

Como VP da Fiergs, o executivo coordena o Conselho de Inovação e Tecnologia da federação. Conforme rumores do mercado, o nome de Felizzola é forte indicado para a presidência da entidade na próxima gestão.

Já no PGQP, comandou, em 2009, o congresso da entidade, considerado o maior evento do mundo na área de Qualidade no ano passado.

O gaúcho é, ainda, participante da Agenda 2020 e do Movimento Todos pela Educação, além de integrar diversas entidades de classe nacionais e internacionais, como ISA (Instrument Society of America, seção Rio Grande do Sul), Junior Achievement-RS e Ciergs.

Fora do ambiente corporativo, Felizzola é amante do turfe, ocupando o cargo de vice presidente do Jockey Club do Rio Grande do Sul há oito anos.

O executivo, que é gremista, também admira esportes como o tênis e o voleibol, que pratica.

Já em casa, as paixões são a esposa, Anna Celina, e os três filhos: Thiago, Theo e Arthur.