No Brasil, 45% dos executivos de grandes empresas pretendem mudar de cargo ou de companhia em 2011, é o que aponta a pesquisa realizada pela Robert Half, empresa de recrutamento especializado, publicada na Exame.

Foram entrevistados 500 executivos de diferentes setores de atuação. Desse total, 60% admitiram que a contratação de novos profissionais é um problema para 2011, já que a falta de gente qualificada está crescendo.

Segundo o site Exame.com, 71% dos entrevistados acreditam que as companhias farão novas contratações ainda no primeiro semestre. Já, para 40% deles, a demanda de recrutamento é resultado direto do crescimento ou expansão dos negócios.

“Se essas pessoas que estão dispostas a mudar de emprego realmente migrarem para outro lugar, haverá um buraco nas antigas colocações, pois falta pessoal específico pra preenchê-las”, comenta William Monteath, diretor de operações da Robert Half, na publicação da Exame.

Monteath ressalta que o primeiro trimestre iniciou com muitas de contratações. 80% dos executivos acreditam que 2011 será bom ano para negócios.

De acordo com a Exame, algumas empresas já estão buscando alternativas profissionias mais acessíveis no exterior.