A Lojas Renner adquiriu 100% da Camicado por R$ 165 milhões nesta segunda-feira, 04.

A compra foi feita por meio da  subsidiária Renner Empreendimentos. A varejista de  utilidades domésticas, artigos de cama, mesa e banho e decoração adquirida tem 27 lojas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.

Segundo a empresa, a aquisição da Camicado Houseware será uma nova plataforma e crescimento para a Lojas Renner, agregando um produtos e serviços complementares aos já oferecidos.

O documento enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), avalia o potencial de consumo do segmento cama, mesa e banho, utensílios domésticos e decoração no Brasil em R$ 15,7 bilhões.

O destaque é que no público alvo da Lojas Renner (A-, B e C+), o potencial de consumo é de R$ 12,1 bilhões.

A Lojas Renner lembra que já operou anteriormente nesse segmento e conhece o alto potencial de geração de valor ao acionista que esse segmento pode gerar.

O negócio marca também a volta das Lojas Renner às compras, após o cancelamento da aquisição da carioca Lojas Leader, em outubro de 2008.

A Renner chegou a fazer uma oferta de R$ 670 milhões, mas retirou a proposta em função da crise econômica mundial.

Integração de sistemas
A integração dos sistemas de gestão das duas empresas – caso essa seja a decisão dos compradores – pode supor um desafio para a área de TI.

A Lojas Renner é usuária do Oracle Retail, enquanto a Camicado utiliza o concorrente SAP Retail.

Resultados
A Lojas Renner teve uma receita líquida total da companhia ficou em R$ 899,8 milhões no quarto trimestre, avanço de 15,5% em relação ao mesmo intervalo de 2009.

O  lucro líquido ficou em R$ 123,2 milhões, crescimento de 22,8% ante o mesmo período do ano anterior.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) subiu 14,2%, para R$ 178,3 milhões. A margem Ebitda ficou em 21,6%, recuo de 0,3 ponto porcentual na comparação com o quatro trimestre de 2009.