Júlio Ricardo Mottin é presidente da Dimed/Panvel

Júlio Ricardo Mottin, presidente da Dimed/Panvel, é o favorito para assumir o Sebrae-RS, que terá seu novo presidente eleito nesta sexta-feira, 10.

Pelo menos é o que opinam fontes do mercado empresarial ouvidas pelo Baguete Diário.

Também estão na disputa José Paulo Dornelles Cairoli, presidente da Federasul, e Vitor Koch, presidente da FDCL.

Para as fontes ouvidas pelo Baguete, pesa a favor de Mottin o fato de ser indicado pela Fecomércio, a maior das três entidades, além de ser dono de uma empresa de peso, com faturamento próximo a R$ 1 bilhão.

As entidades de cada um dos concorrentes têm um voto. Também votam representantes do Banrisul, Fiergs, Caixa Econômica Federal, Ciergs, Sedai, Banco do Brasil, Farsul, Sebrae Nacional, Senai, Fapergs, Senar e Caixa-RS.

Da lista, quatro votantes são ligados ao atual governo do estado – Banrisul, Sedai, Fapergs e Caixa-RS - que pode acabar sendo o fiel da balança.

Pela sua boa relação com o governo, Cairoli aparece como segundo favorito nas previsões dos empresários ouvidos pelo Baguete.

Koch, que não tem a representatividade empresarial de Mottin e comanda uma entidade que atravessa problemas políticos internos com a desfiliação da unidade de Porto Alegre, corre por fora.

O mandato no Sebrae-RS é de quatro anos. O orçamento da entidade para R$ 115 milhões, alta de cerca de 15% sobre os valores deste ano.