A sociedade da Portugal Telecom (PT) com a Oi deu à operadora brasileira duas vagas na empresa portuguesa, informa o jornal Folha de S. Paulo nessa quinta-feira, 07.

Os postos na PT serão assumidos por representantes da La Fonte e da Andrade Gutierrez; respectivamente, Pedro Jereissati e Otávio Marques de Azevedo. Segundo o jornal, os executivos da Oi, no entanto, terão participação apenas nas decisões estratégicas na PT.

Zeinal Bava, presidente da PT, presidirá a Comissão de Tecnologia e Oferta de Produtos, da "Nova Oi", que também contará com Shakhaf Wine, presidente da PT no Brasil.

Segundo a Folha, para que Bava assuma as novas tarefas, dois cargos executivos foram criados em Portugal, para dividir o comando operacional da PT com Bava.

No dia 26 de janeiro desse ano, as empresas anunciaram a entrada da Portugal Telecom na Oi. A PT desembolsou R$ 8,3 bilhões para integrar a estrutura societária da Oi. Pelo contrato, a PT ficará com uma fatia direta de 12,07% na holding Telemar Participações e uma participação direta e indireta de 22,38% na Telemar Norte Leste.

Contratos de compra e venda de ações garantiram à companhia europeia uma participação de 35% do capital da AG Telecom (do grupo Andrade Gutierrez) e 35% da La Fonte Telecom.

O acordo prevê a participação da PT em operações de aumento de capital da Tele Norte Leste e da Telemar Norte Leste de cerca de R$ 12 bilhões.