O Rabobank, grupo holandês presente em 40 países, acaba de adquirir – por valor não divulgado - 30% de participação no Banco Cooperativo Sicredi.

A proposta é que o Rabobank, responsável por 84% do financiamento rural da Holanda, forneça assistência técnica ao banco gaúcho, ampliando as opções de financiamento de longo prazo e as possibilidades de internacionalização para o agronegócio gaúcho.

No foco, estará a agricultura familiar e os pequenos produtores, informa a Zero Hora.

Com a parceria, o Rabobank marca sua entrada no mercado brasileiro, que tende a crescer pelo menos 5% ao ano, conforme projeção de especialistas. Hoje, a rede Sicredi conta com cerca de 1,6 milhão de associados.

Foco na TI

No mês passado, o Sicredi assinou um contrato de outsourcing de aplicativos de TI com Accenture e IBM. Em linhas gerais, o acordo de entrega dividiu meio a meio o desenvolvimento de sistemas: crédito e cartões para a Accenture e investimento e canais para a IBM.

Só o desenho da divisão das funções – que une duas ferozes concorrentes – tomou mais de 10 mil horas de trabalho das três organizações. Contratos do Sicredi com outros fornecedores, como a Stefanini, estão mantidos.

Conforme Denilson Mascarenhas, diretor executivo de TI e Serviços do Sicredi, a transição foi feita dentro do orçamento da instituição, que prevê R$ 100 milhões de investimento para 2010, fora a manutenção do legado.

O assunto foi matéria no Baguete, que pode ser conferida na íntegra pelo link relacionado abaixo.