SP ganha Junta Comercial online

09/06/2010 13:21

A Junta Comercial do estado de São Paulo lançou na terça-feira, 08, a Jucesp Online, sistema que busca simplificar e facilitar o acesso às suas informações e serviços, permitindo consulta a fichas e documentos de mais de 5,4 milhões de empresas paulistas.

Tamanho da fonte: -A+A

A Junta Comercial do estado de São Paulo lançou na terça-feira, 08, a Jucesp Online, sistema que busca simplificar e facilitar o acesso às suas informações e serviços, permitindo consulta a fichas e documentos de mais de 5,4 milhões de empresas paulistas.

O sistema que exigiu investimentos de cerca de R$ 3 milhões na contratação da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo para o desenvolvimento da estrutura, traz como novidade a possibilidade de acesso gratuito a documentos e fichas cadastrais, além de impressão certificada.

Para garantir a segurança e confiabilidade dos dados, os documentos emitidos por meio da internet terão assinatura digital e selo cronológico, com o objetivo de conferir autenticidade, integridade e confidencialidade às transações eletrônicas.

Com isso, mais de 30% da força de trabalho disponível, que realizava os serviços agora disponíveis online, será realocada, segundo informações do Portal MaxPress Net.

Além disso, a maioria dos serviços oferecidos será gratuita no meio online. A exceção, com pequena tarifação, fica para aqueles documentos que ainda irão demandar análise e intervenção interna dos servidores e funcionários, entre eles certidões específicas com teor solicitado e requisição de cópia digital de documento.

Outro destaque do novo sistema é a pesquisa de empresas por região. Por meio de uma ferramenta de georreferenciamento, é possível procurar indústrias ou estabelecimentos comerciais em todo o estado, refinando a pesquisa por cidade, região, bairro ou rua. Assim, empresários ou investidores interessados em abrir um negócio poderão fazer um mapeamento da concorrência ou pesquisar estabelecimentos similares, fornecedores ou serviços em sua região.

No sistema presencial para obter acesso a um documento, o usuário deveria imprimir o requerimento, recolher as taxas na rede bancária para depois se dirigir à sede da Jucesp com o protocolo de entrada e formalizar a solicitação de serviço. Em média, o tempo de espera por pedido variava entre 5 e 15 dias.

"Com a Juscep Online iremos reduzir a burocracia, pois todas as ações feitas hoje presencialmente, e que demandam tempo, com filas e taxas, serão eliminadas, extinguindo também o custo que isso acarreta, não só para o poder público, como para o próprio cidadão", destaca o governador Alberto Goldman.

Para estruturar o novo modelo de atendimento, a Junta colocou em prática várias ações complementares, como a digitalização de todo o acervo de documentos, sendo que cada item processado é colocado imediatamente no site para consulta dos usuários. Por esse método, será possível ao usuário acessar e obter cópias de contratos sociais da empresas, aberturas, alterações e baixas de sociedade.

Para acessar os novos serviços é necessário efetuar cadastro de usuário com login e senha de acesso ao sistema, sendo que pode ser utilizado o cadastro já existente na Secretaria da Fazenda para o programa Nota Fiscal Paulista.